Quinta edição oferece cursos de capacitação sobre biossegurança e cromatografia para alunos e profissionais da Fundação e de instituições públicas e privadas de todo o país

Marcelo Tappin, responsável técnico pelo Laboratório de Cromatografia a Gás, durante a aula de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE)

A 5ª edição da Escola de Verão de Farmanguinhos ratificou o interesse da comunidade científica em capacitação e a importante atuação da Educação da Unidade em reunir profissionais de diversas instituições públicas e privadas, do Rio e de outros estados brasileiros. A edição de janeiro de 2020 contou com a inscrição de 594 alunos para os cursos de Biossegurança em P&D e na produção de medicamentos e Cromatografia em P&D e na produção de medicamentos.

Voltado para profissionais e alunos de graduação e pós-graduação de todo o país, especificamente das áreas de Ciências Farmacêuticas e Biológicas, Química e Engenharia Química, os cursos contam com docentes da Fiocruz, sendo 10 de Farmanguinhos, de variadas atuações. Raquel Elisa, coordenadora das escolas temáticas (verão e inverno) de Farmanguinhos, destacou o diferencial desses cursos. “A Fiocruz é sempre uma referência. A ideia das Escolas surgiu para explorarmos e valorizarmos os profissionais da própria Fundação. Começamos em julho de 2015 e, desde o início, a procura é muito grande, com participantes de diferentes estados. Todos são bem-vindos. Alunos de graduação, pós-graduação, de instituições privadas ou públicas. Nessa edição, tivemos alunos de São Paulo, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul”, ressaltou Raquel.

Coordenadora da Educação, Mariana de Souza, Coordenadora das Escolas Temáticas, Raquel Elisa, e a Coordenadora dos cursos de Biossegurança e Cromatografia, Kátia Novellino

A coordenadora dos dois cursos, Kátia Novellino, explicou como foi a escolha dos temas. “Conversando com a Coordenação de Educação, verificamos a importância de sempre atualizar os assuntos envolvidos com a Biossegurança, tanto para reciclar os profissionais antigos, quanto para treinar os novos. E com a Cromatografia, percebemos uma necessidade de os profissionais se atualizarem e serem treinados para executarem suas atividades. Houve muita procura também com o interesse de ingressar no mercado de trabalho. Como tivemos muitos interessados, a Coordenação está repensando em novas edições para que possamos atender todos os profissionais. É muito gratificante ver a empolgação deles ao associarem os assuntos às suas rotinas”, afirmou Kátia, que coordenou e lecionou nos cursos e, atualmente, é presidente da Comissão de Biossegurança de Farmanguinhos.

Biossegurança na P&D e Produção de Medicamentos – Foram abordados conceitos e competências de biossegurança, no que diz respeito à prevenção e à segurança da vida, com procedimentos de armazenamento, esterilização, arquitetura laboratorial e ergonomia. Também foram discutidos assuntos como segurança química, agentes biológicos, OGM e Não OGM, Legislação Nacional na Área da Saúde, gestão da qualidade em laboratórios e normas para conduta laboratorial e para evitar acidentes, EPC e EPI e gestão de resíduos. O profissional do Centro de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental, Ronaldo Almeida, realizou ainda uma aula teórica e prática com demonstração de equipamentos de proteção coletiva e individual, focados na proteção respiratória.

Turma de alunos do curso de Biossegurança, que participou dos encontros no período da manhã, no campus Manguinhos

Cromatografia em P&D e na produção de medicamentos Os encontros apresentaram o histórico da cromatografia, o processo cromatográfico e asprincipais técnicas cromatográficas utilizadas para a pesquisa e desenvolvimento e para o controle da qualidade na produção de medicamentos. Com noções de química de proteínas, principais tipos e aplicações de cromatografia, os professores convidados introduziram teoria e prática do assunto, destacando os cromatógrafos e as técnicas de separação, isolamento e purificação, cromatografia em papel, em camada delgada, técnicas de preparo e de introdução de amostras, eluição e separação. Os participantes ainda puderam visitar os laboratórios e conferir a demonstração da dinâmica de funcionamento dos cromatógrafos.

Com muitos inscritos e a sala lotada, a turma de Cromatografia teve aulas teóricas e práticas, com demonstração dos cromatógrafos, dentro do laboratório de Produtos Naturais de Farmanguinhos.

Leonardo Santanna, estudante de Engenharia Química e estagiário no Departamento de Síntese de Farmanguinhos, participou pela segunda vez dos cursos das escolas de capacitação e destacou o aprendizado. “É imensa a oportunidade de adquirir conhecimento através de profissionais altamente capacitados. Os professores foram capazes de abordar com maestria os assuntos em questão, além de terem a profunda firmeza na arguição de diversas dúvidas dos alunos durante as aulas. Poder utilizar estes conhecimentos no cotidiano do laboratório foi um dos principais motivos a me inscrever neste curso, pois contribui diretamente para minha vivência no laboratório, seja nas condições de segurança ou nos procedimentos das reações executadas”, frisou o participante.

Dos dez docentes convidados, oito atuam em Farmanguinhos e dois em outras unidades da Fiocruz: Paulo Carvalho, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, e Tiago Monteiro, da Coordenação-geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic/Fiocruz). Do Instituto, participaram os funcionários Leonardo Seito (Farmacologia Aplicada), Kátia Novellino, Raquel Elisa López, Maria Behrens e André Marques (do Departamento de Produtos Naturais), Marcelo Tappin (Departamento de Métodos Analíticos), Giana Menezes e Luis Pereira (Diretoria Executiva), Ronaldo Almeida (Centro de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental (CSTGA).