Com baixo custo e excelente qualidade, os equipamentos foram produzidos internamente com materiais disponíveis em estoque. Além de ampliar as medidas de proteção, a iniciativa gera economia para a unidade

Desde o início da pandemia, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) tem adotado medidas que zelem pela saúde e integridade de seus trabalhadores. Uma delas é a implementação de tótens dispersores de álcool em gel com acionamento por pedais. Inicialmente, a unidade adquiriu os equipamentos de empresas especializadas. Mas os profissionais da Casa estudaram uma forma de confeccionar os próprios dispersores a fim de ampliar os pontos de higienização e gerar economia à instituição. No total, já foram fabricados dez equipamentos a partir de materiais do estoque.

A ideia de fabricar internamente os tótens surgiu da vice-diretora de Gestão Institucional da unidade, Sílvia Santos, a partir de um vídeo disponibilizado na internet. Ao perceber que o mecanismo era de baixa complexidade e custo, verificou com o setor de Manutenção Predial, do Departamento de Projetos e Obras, a viabilidade de disponibilizá-los em larga escala e contribuir para as medidas preventivas do Instituto.

Modelo de dispositivo confeccionado por profissionais de Farmaguinhos a partir de materiais do estoque. (Foto: Katia Campanate)

Após alguns estudos e testes, a área passou a desenvolver os equipamentos utilizando apenas tubos e conexões em PVC para a estrutura, e sobras de materiais de policarbonato para o pedal de acionamento. Para tal, contou com uma equipe composta por dois profissionais: um bombeiro hidráulico, que criou o protótipo, e um pintor, que deu o acabamento final ao produto. A identidade visual das placas indicativas foi elaborada pelo Centro de Comunicação.

“Vivemos novas práticas desde o início da pandemia. Consideramos a higienização um fator importante, não somente no combate à Covid-19, como também a outras doenças. Com essa iniciativa, contribuímos para uma maior disponibilidade de pontos de totens e proteção aos colaboradores com baixíssimo custo, já que os equipamentos foram confeccionados, internamente, a partir de canos e materiais disponíveis em nosso estoque. Além disso, tal desafio reforçou a competência e o potencial dos nossos profissionais”, ressalta Sílvia Santos.

Nesta primeira etapa, foram confeccionados dez equipamentos. Eles serão disponibilizados no Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM). A intenção é ampliar para demais campi e incorporar os dispositivos ao dia a dia da unidade, mesmo depois do término da pandemia.