As cinco profissionais passarão por áreas como Qualidade, Produção e Desenvolvimento e escolherão a de maior interesse para o Trabalho de Conclusão de Residência

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) produz medicamentos e inovação; realiza pesquisas, desenvolvimento e prepara especialistas para atuar nas indústrias e no meio acadêmico. Em março de 2020, cinco alunas ingressaram na Unidade para a Residência Multiprofissional em Tecnologias Aplicadas à Industria Farmacêutica (ResidTAIF). Trata-se da primeira Residência desse tipo no Brasil com um escopo voltado para formação intensiva para atuação na área de insumos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

As residentes com formação em Farmácia, Medicina Veterinária e Ciências Biológicas participaram de aulas teóricas, com conteúdo sobre Controle da Qualidade, Metodologia Científica, Validação, dentre outras disciplinas aplicadas à formação de profissionais para atuação em diversas áreas da indústria farmacêutica. Desde setembro de 2020, estas profissionais iniciaram as aulas práticas, aprofundando as rotinas dos setores do Instituto, começando pela Vice-diretoria de Gestão da Qualidade, em áreas como Assuntos Regulatórios, Validação, Laboratório Físico-Químico e Microbiológico.

O coordenador da ResidTAIF, Eduardo de Sousa, explica como serão as atividades ao longo destes dois anos de residência. “No primeiro ano, chamado de R1, as residentes estão conhecendo as diversas áreas da Indústria Farmacêutica, Qualidade, Produção e Desenvolvimento.  No segundo ano, ou R2, elas poderão escolher a área que mais tiveram interesse para desenvolver o Trabalho de Conclusão de Residência (TCR)”, ressalta.  

O primeiro curso do país a oferecer este tipo de formação conta com uma parceria com institutos farmacêuticos para atividades de campo posteriormente, dentre eles estão o Instituto Vital Brazil, o Laboratório Farmacêutico da Marinha e a Secretaria Estadual de Saúde.

Neste sentido, Eduardo Sousa destaca a importância para a área farmacêutica brasileira.

“Será um grande ganho para as indústrias e para a saúde brasileira, preenchendo uma lacuna de qualificação dos profissionais desta área, e desenvolvendo a indústria de base química e biotecnológica pública, o que supre a demanda por formação de profissionais para o setor produtivo do SUS. O profissional será capacitado para trabalhar no setor público e também na iniciativa privada, com a vantagem de se formar dentro de uma indústria pública, que tem suas especificidades”, frisa o coordenador.

Médica veterinária de formação, Mylla Santos explica a importância da primeira atuação na área farmacêutica. “Este, sem dúvida, é um momento único na minha carreira profissional. A residência tem permitido o aprimoramento dos meus conhecimentos na área, assim como a troca de experiências junto às demais residentes pela característica multiprofissional do curso. Apesar do papel do médico-veterinário na saúde pública ainda ser um pouco desconhecido por parte da população, oportunidades como esta nos fazem reafirmar cada vez mais essa posição, inclusive hoje em dia, destaca-se a presença de um médico-veterinário como CEO de uma das empresas farmacêuticas que está desenvolvendo uma das vacinas contra a covid-19. O nível de excelência dos profissionais de Farmanguinhos, com sua vasta experiência, decerto contribui de forma significativa para o enriquecimento da minha experiência profissional”, avalia.

Conheça as cinco residentes:

Dandara Azevedo de Oliveira
28 anos
Graduação em Farmácia
Atuou no LABCQ da UFRJ

Maria Luiza R. A. de Oliveira
26 anos
Graduação em Farmácia
Atuou no SEFAR/Fiocruz

Mylla de Oliveira Santos
29 anos
Graduação em Medicina Veterinária
1ª vez que atua na área

Paloma Losso
32 anos
Graduação em Farmácia
Atuou em Indústrias Farmacêuticas, como a GSK e Kley Hertz Famacêutica

Naína Monsores Félix da Silva
29 anos
Graduação em Ciências Biológicas
Atou no Laboratório de Farmacologia do INCQS/Fiocruz.

Educação de Far – Desde 2010, a difusão e geração de conhecimentos em Farmanguinhos vem se consolidando a partir de cursos lato sensu e stricto sensu, preparando profissionais para atuação na indústria farmacêutica brasileira.

As Especializações em Tecnologias Industriais Farmacêuticas e Inovação em Fitomedicamentos desenvolveram especialistas, com análise crítica de inovação e desenvolvimento de novos produtos, inclusive da biodiversidade brasileira.

O programa de Pós-graduação Profissional em Gestão P&D na Indústria Farmacêutica obteve aprovação, em 2019, para inserção do Doutorado Profissional, e o Instituto ainda conseguiu aprovação do Programa Acadêmico em Pesquisa Translacional em Fármacos e Medicamentos, com habilitação para Mestrado e Doutorado acadêmicos.

A Residência Multiprofissional foi a última grande conquista inserida na Educação de Farmanguinhos, que entregará profissionais qualificados para o mercado da indústria farmacêutica, principalmente para o SUS. A previsão é de que em 2022 já tenha um novo edital para formar novos especialistas.