A Campanha busca conscientizar a população sobre Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus, condições envolve patologias graves, que podem ser tratadas mais facilmente quando identificadas em um estágio inicial

Nos últimos anos, alguns meses vem sendo associados a cores. Começou com o Outubro Rosa, seguido pelo Novembro Azul e, depois, vários outros surgiram. As cores são símbolos de campanhas de conscientização sobre doenças.
 
Isso porque a maioria dessas condições envolve patologias graves, que podem ser tratadas mais facilmente quando identificadas em um estágio inicial.
 
Fevereiro, por exemplo, é mês de ampliar o alerta sobre Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus. Essas três doenças são de difícil controle e afetam em muito o bem-estar das pessoas. Por isso, o Fevereiro Roxo reforça a importância do diagnóstico precoce para se conseguir oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes, controlando ou retardando os seus sintomas.
 
Conheça algumas características dessas doenças:
 
Alzheimer: provoca restrições cognitivas, perda de memória e até demência, em alguns casos. A doença possui as fases leve, moderada e grave. O comprometimento funcional é o que determina em qual delas o paciente está inserido. Na fase leve, geralmente quando a medicação é adotada, ele leva uma vida praticamente normal e o esquecimento não chega a ser empecilho para as atividades corriqueiras. É mais frequente em idosos e evolui gradativamente, causando prejuízos ao cérebro.
 
Fibromialgia: é uma doença reumatológica que atinge cerca de 3% da população brasileira, especialmente as mulheres, conforme dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). A principal característica é o aparecimento de uma dor muscular crônica e generalizada, acompanhada de sintomas como fadiga, alterações de sono, memória e humor.
 
Lúpus: doença inflamatória autoimune que afeta a pele, as articulações, os rins e o cérebro. Ela ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano. Pode levar à morte, se não for tratada adequadamente.
 
Cuide-se! Mantenha hábitos de vida saudáveis e vá regularmente ao médico para realizar exames de rotina.