O objetivo é orientar sobre o uso racional e descarte consciente de medicamentos de forma lúdica e divertida

 

Uma forma lúdica e divertida para aprender sobre o uso racional de medicamentos e seu descarte consciente. Essa é a proposta do Farmanji, jogo de tabuleiro de Farmanguinhos, lançado oficialmente no ambiente virtual 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Fiocruz.

Elaborado pelas equipes de Farmacologia e Educação da unidade, o jogo virtual foi inspirado no filme Jumanji. Enquanto a obra cinematográfica mostra problemas na selva que, por vezes, parecem ser assustadores, Farmanji apresenta situações do dia a dia relacionadas a medicamentos que, apesar de parecerem inofensivas, podem trazer prejuízos significativos à saúde individual e coletiva.

Coordenadora de Educação de Farmanguinhos, Mariana Souza explica que Farmanji é uma ótima oportunidade para reunir família e amigos para aprenderem juntos. Indicado para pessoas acima de 13 anos de idade, o jogo pode ser em dupla ou em grupo de, no máximo, quatro participantes.

“É um jogo virtual em que as pessoas devem caminhar pelo tabuleiro passando por situações do dia a dia que envolvem o uso do medicamento e seu descarte. A ideia é mostrar que esse assunto está muito mais próximo da nossa realidade do que imaginamos. As pessoas podem jogar em família, entre amigos ou na escola. Espero que todos se divirtam jogando tanto quanto nós nos divertimos fazendo”, ressalta Mariana Souza.

Clique aqui para jogar Farmanji.

Clique aqui e assista ao vídeo com mais informações sobre o jogo.