Transmitida pelo canal da unidade no Youtube, Dr. Rui Ferreira fez um panorama da Química Medicinal no século XXI, mostrando sua evolução, desafios e perspectivas

No dia 09/03, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) promoveu a aula inaugural online, para dar início ao seu ano letivo. Ministrada pelo Dr. Rui Ferreira Alves Moreira, do Departamento de Ciências Farmacêuticas e do Medicamento da Universidade de Lisboa, a apresentação teve como tema a Química Medicinal no século XXI: onde está e para onde vai, exibindo um retrospecto da matéria e as suas perspectivas. O evento foi transmitido pelo canal da unidade no YouTube e contou com mais de 100 participantes.

A mesa de abertura foi composta pela coordenadora da área de Educação de Farmanguinhos, Mariana Souza, pela vice-diretora de Educação, Pesquisa e Inovação (VDEPI) da unidade, Núbia Boechat, pela pesquisadora e líder do Laboratório de Síntese de Fármacos (LASFAR) do Instituto, Mônica Bastos, pela Pró-reitora da Fundação, Eduarda Cesse, e pela vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado.

Mariana Souza abriu o evento avaliando o ano letivo anterior e apontando suas perspectivas para 2022.

“É um momento extremamente importante, onde realmente estamos olhando para os desafios que tivemos em 2021 e com a esperança do que encontraremos em 2022, apesar do cenário ainda ser muito incerto. Motivo de orgulho porque nós fomos além de Farmanguinhos. Nós passamos o muro da unidade e atuamos ativamente com os nossos colegas da Fiocruz, compartilhando e criando inovações pedagógicas e de gestão educacional. Esperamos que, em 2022, possamos continuar plantando as sementes e colhendo os frutos. Eu queria aproveitar e destacar uma conquista, que é a conclusão da primeira turma de Residência Multiprofissional em Tecnologias Aplicadas à Indústria Farmacêutica, agora em março. Nós, do Departamento de Educação, desejamos a todos um bom ano de 2022”, evidenciou.

Núbia Boechat agradeceu ao palestrante por ter aceitado o convite para ministrar a aula, apresentou os cursos ofertados por Farmanguinhos e destacou a relevância do tema.

“A aula inaugural de hoje contempla todos os cursos da unidade. Agradeço ao professor Rui pela disponibilidade de nos trazer esse tema tão importante, que é a Química Medicinal hoje e o que se espera para o futuro, pois temos uma grande quantidade de pessoas que trabalham nesta área em nosso Programa Acadêmico”, assinalou.

Eduarda Cesse reforçou a atuação da Fundação para oferecer condições seguras para os alunos e lembrá-los que o Centro de Apoio ao Discente (CAD) está à disposição para todos.

“É uma felicidade iniciar mais um ano com vocês. Estamos vivendo um momento de transição, devido à pandemia, que tem nos desafiado bastante. Agora, no novo cenário, estamos tentando organizar esse momento de início de ano letivo na Fiocruz, de tal forma que possamos oferecer condições aos alunos de estarem entre nós com segurança, já que estamos em um quadro muito melhor da pandemia. É muito importante lembrar que temos o CAD, que está de portas abertas para recebê-los e, em conjunto com vocês, estar atento às questões que trazem vulnerabilidade aos nossos alunos e tentar remi-las”, ressaltou.

Cristiani Machado ressaltou a atuação do Instituto no âmbito educacional e deixou um recado para os professores e alunos dos cursos da unidade.

“Farmanguinhos tem um trabalho fundamental para o Sistema Único de Saúde, é uma unidade da qual a Fiocruz se orgulha muito, como um laboratório de produção de medicamentos e que está atrelada à pesquisa, ao desenvolvimento, à inovação tecnológica e às atividades educacionais. A Educação está presente em todas as unidades da Fundação, inclusive nas que são produtoras, pois não só fabricamos medicamentos, como também formamos pessoas. É muito importante formar pessoas qualificadas nessa área, com tantos desafios e relevância estratégica para qualquer sistema de saúde do mundo e para o bem-estar da população. Sejam muito bem-vindos e aproveitem todo o potencial que Farmanguinhos tem para o desenvolvimento profissional de vocês. Contem conosco”, frisou.

O palestrante foi apresentado pela pesquisadora Mônica Bastos, que apresentou o currículo do convidado e destacou algumas de suas conquistas profissionais.

No início de sua apresentação, Dr. Rui abordou a diferença entre a Química Medicinal (Medicinal Chemistry) e a Biologia Química (Chemical Biology), mostrando os pontos divergentes e convergentes entre elas.

“Existe um contínuo entre as duas e isso já foi assumido pela Integração Europeia de Química Medicinal, que agora destinou Química Biológica ao seu nome. De fato, existe uma incorporação da biologia de uma maneira estruturada na química, mas com focos diferentes”, explicou.

Com relação as estratégias de identificação de hits, o convidado fez uma comparação entre a avaliação fenotípica e a avaliação baseada em alvos moleculares, além de dar exemplos de ensaios relevantes para descobrir novas moléculas e avanços em estudos clínicos, como Fulvestrant (Faslodex®) para o câncer, Lubiprostone (Amitiza®) para o tratamento gastrointestinal, Ranolazin (Ranexa®) para problemas cardiovasculares e Ridisplam para desordem neuromuscular. Dr. Rui também apresentou as tecnologias de identificação de alvos moleculares.

“Os aspectos de identificação de hits são apresentados em estudos de avaliação biológica, de média e alta cadência, em duas vias principais. A avaliação fenotípica, que olha a função em primeiro lugar, normalmente em célula, ou eventualmente em organismos, e depois realiza a convolação do mecanismo de ação. Em sentido oposto tem a análise baseada em alvos moleculares, cuja preocupação é logo identificar compostos com mecanismos de ação”, elucidou.

O palestrante também expôs as novas modalidades terapêuticas. Trata-se das moléculas quiméricas dirigidas a O palestrante também expôs as novas modalidades terapêuticas. Trata-se das moléculas quiméricas dirigidas a proteínas (Proteolysis-Targeting Chimaera), conhecidas como PROTACS. Elas podem ser utilizadas como novos agentes terapêuticos para a eliminação de proteínas envolvidas com patologias, como o câncer e doenças neurodegenerativas.

Por fim, Dr. Rui concluiu a aula fazendo um resumo de tudo o que foi dito durante o encontro. Em seguida, interagiu com o público e respondeu às perguntas encaminhadas pelos participantes no chat.

Clique aqui e confira a aula na íntegra.Aproveite para se inscrever no canal de Farmanguinhos no Youtube e ativar o sininho para receber as notificações de novos vídeos e atualizações dos conteúdos.