Os cinco profissionais participaram do evento de boas-vindas do curso, onde puderam conhecer a instituição e a dinâmica da especialidade

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) recebeu os cinco alunos que ingressaram na Unidade para a segunda turma da Residência Multiprofissional em Tecnologias Aplicadas à Indústria Farmacêutica (ResidTAIF). Catarina Caetano, Emanuelly Tameirão, Nathália Campos, Lucas Magalhães e Lucas Porto participaram do evento de boas-vindas do curso, realizado no dia 7/03, no Prédio 20 do CTM. No encontro, puderam conhecer a instituição, o escopo da Residência, bem como as áreas da Qualidade, Produção e Desenvolvimento Tecnológico, nas quais atuarão e aprofundarão seus conhecimentos ao longo de dois anos.

O coordenador, Eduardo Sousa, a coordenadora adjunta , Alessandra Viçosa e os profissionais da CDT, Juliana Johansson (DGDT), Thiago Costa (LTF), Diogo Dibo (LDVA) e Altivo Pitaluga (LEES), receberam os novos alunos. (Foto: Tatiane Sandes)

Como início da programação, os estudantes foram acolhidos pelo coordenador da ResidTAIF, Eduardo Sousa, e pela coordenadora adjunta, Alessandra Viçosa. Além de uma apresentação institucional, Sousa explicou a proposta, a ementa, a grade e a dinâmica do curso, esta última é considerada o grande diferencial das demais residências ofertadas.

“A Residência é uma estratégia de ensino e aprendizagem. O curso é 80% de prática e 20% de teoria. As aulas teóricas serão ministradas pelos profissionais da unidade e convidados. Na prática, vocês terão a chance de se aprofundarem nas rotinas dos setores do Instituto durante toda a cadeia produtiva, passando em diversos departamentos de Farmanguinhos, em regime de dedicação exclusiva sob supervisão docente-assistencial. Ao final, deverão escolher o setor de maior interesse para realizarem o Trabalho de Conclusão de Curso”, destacou.

Beatriz Silva apresentou à Vice-diretoria de Operações e Produção (VDOP) para os novos residentes. (Foto: Tatiane Sandes)

Em seguida, representantes das áreas envolvidas na residência apresentaram seus setores. A Vice-diretoria de Operações e Produção (VDOP) foi representada por Beatriz Silva, chefe da Produção. A Coordenação de Desenvolvimento (CDT) foi evidenciada pela coordenadora da Divisão de Gestão de Desenvolvimento Tecnológico, Juliana Johansson, e pelos colaboradores Thiago Costa, do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (LTF), Diogo Dibo, do Laboratório Desenvolvimento e Validação Analítica (LDVA) e Altivo Pitaluga, do Laboratório de Estudos do Estado Sólido (LEES). O encontro foi finalizado pelo vice-diretor de Gestão da Qualidade (VDGQ), Rodrigo Fonseca, que acompanhou os alunos para conhecerem as áreas da Qualidade.

Acompanhados pelo vice-diretor de Gestão da Qualidade, Rodrigo Fonseca, residentes fazem visita às áreas da VDGQ. (Foto: Tatiane)

Pioneira no Brasil – Aprovada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC), a Residência Multiprofissional de Farmanguinhos é a primeira do Brasil com um escopo voltado para formação intensiva de profissionais para atuação na área de insumos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Em março de 2020, cinco alunas ingressaram na primeira turma destinada a recém-graduados em Farmácia, Medicina Veterinária e Biologia, possibilitando a interação com as diversas áreas que envolvem a cadeia farmacêutica.

Após dois anos do lançamento da Residência, Eduardo Sousa avaliou o curso, divulgou os resultados e apontou suas perspectivas a respeito da nova turma.

“O início da primeira turma, em 2020, nos trouxe dois enormes desafios: iniciar um curso inédito no Brasil e enfrentar a pandemia de Covid-19. Não foi fácil, mas insistimos e conseguimos. Foram dois anos de muito trabalho e parcerias. A turma anterior foi composta por cinco jovens mulheres cheias de amor pelo SUS e de vontade de aprender a atuar na Indústria Farmacêutica pública. Foi a turma piloto. Aprendemos muito uns com os outros. Três das residentes foram efetivadas em Farmanguinhos. A Maria Luiza, como bolsista Fiotec do LDVA (CDT), e a Mylla e Dandara como analistas da Qualidade, no Departamento de Controle de Qualidade da VDGQ. Agora, a minha expectativa é ainda maior do que a da turma anterior. Selecionamos mais uma vez pessoas recém-formadas, com excelentes formações, e com muito desejo de aprender e colaborar com Farmanguinhos, com a Fiocruz e com o SUS”, ressaltou.

Residentes da segunda turma

Conheça, abaixo, os cinco alunos que compõe a segunda turma da ResidTAIF:

Catarina Fumagali Caetano

Formação: Farmácia/Universidade Federal de Mato Grosso

Motivação para fazer a Residência: Oportunidade de trabalhar de forma integrada com profissionais de várias áreas e setores dentro da indústria farmacêutica, fazendo parte de uma instituição pública de saúde.

“Busco adquirir conhecimentos dentro do setor produtivo do SUS e ainda aprimorar os conhecimentos sobre legislações farmacêuticas, dando-me condições de formalizar e ampliar minhas competências como profissional farmacêutica industrial”.

Emanuelly Tameirão

Formação: Medicina Veterinária/ Universidade Federal de Lavras (MG)

Motivação para fazer a Residência: Aprender ainda mais sobre Farmacologia através da perspectiva farmacêutica.

“Estou com muitas expectativas quanto a possibilidade de crescer e acrescentar à saúde pública dentro da minha profissão”.

Nathália Campos

Formação: Farmácia/Universidade Celso Lisboa (RJ)

Motivação para fazer a Residência: A possibilidade de conhecer e vivenciar outras áreas e ampliar os conhecimentos sobre a indústria farmacêutica.

“Acredito que o programa de Residência me torne uma profissional farmacêutica mais qualificada e com uma visão ampla sobre os processos industriais até o fornecimento desses medicamentos de qualidade para o SUS”.

Lucas Magalhães

Formação: Ciências Biológicas – Microbiologia e Imunologia/Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Motivação para fazer a Residência: Oportunidade de trabalhar e estudar numas das mais importantes instituições de saúde/educação do Brasil.

“As minhas expectativas sobre a residência são as mais altas possíveis. Pretendo extrair o máximo de conhecimento de cada área que teremos a oportunidade de passar, me tornando um profissional qualificado e pronto para qualquer desafio”.

Lucas Porto

Formação: Biotecnologia/Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Motivação para fazer a Residência: Conhecer a rotina da indústria farmacêutica

“Um dos meus maiores sonhos era trabalhar na Fiocruz. A Residência foi o programa perfeito para eu iniciar nessa instituição enquanto profissional recém-formado. Acredito que todo o aprendizado durante esses dois anos de residência será extremamente relevante para o meu crescimento profissional e pessoal. Servir ao Sistema Único de Saúde é uma honra, e pretendo construir minha carreira na Fiocruz”.