Com a transferência de tecnologia, a unidade garante autonomia nacional na produção do medicamento contra Parkinson; essa é a oitava PDP concluída no país

 

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) e a farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim anunciaram a conclusão da Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) para a fabricação do medicamento para tratamento contra a doença de Parkinson no Brasil, o pramipexol. O comunicado aconteceu, no dia 30 de março, em cerimônia realizada na embaixada alemã no Brasil, a convite do embaixador Heiko Thoms

Desde 2018, Farmanguinhos deu início à fabricação interna de todas as etapas produtivas do medicamento, totalizando o fornecimento de 97.265.140 unidades do pramipexol aos pacientes do SUS. Para o ano de 2022, estima-se a demanda de mais de 30 milhões de unidades farmacêuticas, nas concentrações de 0,125mg, 0,250mg e 1,000mg, o suficiente para atender milhares de brasileiros e brasileiras para tratar a Doença de Parkinson.

“A conclusão de mais uma parceria pela Fiocruz demonstra a importância do instrumento das parcerias de desenvolvimento produtivo para a incorporação de tecnologia de produtos cruciais para o sistema de saúde, garantindo o acesso dos benefícios da ciência pela população”, destaca o vice-presidente da Fiocruz, Marco Krieger.

Para o presidente da Boehringer Ingelheim do Brasil, Marc Hasson, “essa PDP é de extrema relevância para a autonomia nacional na produção de medicamentos. Desta forma, os pacientes que têm a doença de Parkinson poderão se beneficiar e ter acesso ao tratamento. Estamos muito orgulhosos dessa parceria na medida em que pudemos contribuir com o sistema de saúde brasileiro através do nosso propósito de garantir acesso à saúde a todos os brasileiros e brasileiras”, comemora.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que mais de 200 mil pessoas convivem com a enfermidade no Brasil.

“Essa PDP trouxe muitos benefícios, tanto em tecnologia, quanto pela ampliação do acesso ao tratamento de ponta por usuários do SUS acometidos por esta enfermidade. O medicamento oferece benefícios ao paciente, uma vez que estabiliza a doença e propicia melhor qualidade de vida. Por outro lado, a nacionalização deste IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) por uma farmoquímica nacional garante o fornecimento de um produto de qualidade, seguindo as regras sanitárias da Anvisa, fortalecendo nossa capacidade de absorção de tecnologias e gerando emprego e mão-de-obra qualificada no Brasil”, ressalta Jorge Mendonça, diretor de Farmanguinhos.

Dentre os presentes no evento, estiveram o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, o presidente da Boehringer Ingelheim no Brasil Marc Hasson, o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, representando a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, o diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça, o presidente da Nortec, Marcelo Mansur, o embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, dentre outras autoridades e lideranças.

Vice-diretor de Gestão da Qualidade de Farmanguinhos, Rodrigo Fonseca, Coordenadora de Desenvolvimento Tecnológico de Farmanguinhos, Alessandra Esteves, vice-diretor de Gestão do Trabalho de Farmanguinhos, André Cordeiro, vice-diretora de Operações e Produção de Farmanguinhos, Elda Falqueto, presidente da Boehringer Ingelheim no Brasil, Marc Hasson, diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça, ministro da Saúde Marcelo Queiroga, embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, secretário de vigilância em saúde, Arnaldo Medeiros, e o secretário executivo da saúde, Rodrigo Cruz. (Foto: Nicolas Reith)