Estudo com Cromatografia Contracorrente atendeu aos anseios da química verde por apresentar menor impacto ao meio ambiente

André Marques atua no Laboratório de Tecnologia para Biodiversidade em Saúde (TecBio)

O pesquisador do instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), André Marques, teve seu pôster premiado na 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ). O evento, que marcou o retorno presencial, foi realizado de 31/05 a 03/06 em Maceió, e teve como tema Química para o Desenvolvimento Sustentável e Soberano. Neste caso, o cientista apresentou “O papel da Cromatografia Contracorrente na separação dos principais metabólitos voláteis do óleo essencial da espécie Manekia obtusa (Miq.)”, planta também conhecida como pimenta do mato.

A investigação descreve um processo rápido de separação e obtenção do safrol de fontes naturais através da Cromatografia Contracorrente de Alta Velocidade (HSCCC na sigla em inglês). Trata-se de uma técnica de separação e purificação que atende aos anseios da química verde, ou seja, apresenta impacto reduzido para o meio ambiente em termos de economia de solventes quando comparado a técnicas tradicionais de separação de substâncias em mistura.

“A Cromatografia Contracorrente é uma técnica de separação de substâncias ainda pouco difundida no país, mas apresenta como principal vantagem a ausência de perda de material por fixação deste à fase estacionária sólida durante os processos de separação. Esta técnica utiliza duas fases líquidas que não se misturam, a fase móvel, e a fase estacionária dentro das colunas.  A rotação das colunas em alta velocidade permite realizar a separação de misturas complexas que seriam sensíveis ao contato com gel de sílica, e reduz possível degradação das substâncias”, explica Marques, que atua no Laboratório de Tecnologia para Biodiversidade em Saúde (TecBio), sob coordenação da pesquisadora Maria Raquel Figueiredo.

Ligado ao Departamento de Produtos Naturais da Vice-diretoria de Educação, Pesquisa e Inovação (VDEPI), o TecBio desenvolve estudos com plantas medicinais. Além da equipe de Farmanguinhos, a investigação contou com a colaboração da pesquisadora Maria Auxiliadora Coelho Kaplan do Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPN/UFRJ).

Segundo André Marques, há um grande estímulo de pesquisas sobre espécies com alto rendimento de óleos essenciais ricos em safrol, bem como processos eficientes de separação desses metabólitos. “A separação em larga escala de substâncias puras de misturas voláteis complexas é sempre um desafio devido à sua volatilidade, estabilidade e semelhança química. A cromatografia contracorrente mostrou-se uma escolha de sucesso para purificação rápida de safrol com elevado teor de pureza, acima de 97%, em menos de uma hora e com reduzido gasto de solvente. O método desenvolvido também pode ser aplicado para o isolamento e purificação do safrol a partir de outras espécies”, avalia.

Realizado em Maceió de 31/5 a 3/6, o evento marcou o retorno presencial (arquivo)

Isolamento de óleos vegetais – Óleos essenciais, em geral, são líquidos que apresentam aroma característico, podendo conter centenas de substâncias voláteis. “O isolamento das substâncias presentes nas misturas, como os óleos essenciais, é de grande importância, uma vez que auxilia no entendimento sobre o papel de cada metabólito no mecanismo de ação farmacológica dos componentes das misturas de produtos naturais”, destaca.

No caso do safrol, trata-se de um importante derivado presente nos óleos essenciais de algumas espécies vegetais brasileiras. “O safrol é considerado uma substância natural obtida a partir de plantas com grande potencial para uso como matéria-prima na indústria farmacêutica, na síntese de agentes analgésicos, anti-inflamatórios e antitrombóticos, devido às suas características estruturais adequadas para transformações químicas”, ressalta.

Geração e difusão de conhecimentos – Segundo o pesquisador, a premiação foi recebida com bastante entusiasmo pela equipe do laboratório TecBio. “Acreditamos contribuir para a divulgação da eficiência e capacidade de separação, e para as diferentes possibilidades de utilização desta técnica sustentável para separação de misturas complexas ainda pouco difundida pelo país.”, destaca Marques, que ainda foi convidado para fazer apresentação oral na sessão coordenada de Produtos Naturais.