Confira a programação do evento, que começou na segunda-feira (17/10), e confira a participação de Farmanguinhos.

Começou a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Fiocruz, que contará com diversas atividades de 17 a 23 de outubro de 2022. O tema deste ano é: Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil.

A Cerimônia de Abertura aconteceu na segunda-feira (17/10), com a pesquisadora da Fiocruz e integrante da Academia Nacional de Medicina, Margareth Dalcolmo. Confira no link.

Farmanguinhos participará do evento com dois temas diferentes: O uso da Impressão 3D como futuro da produção de medicamentos e Quem é você na ciência, que trabalhará o imaginário dos participantes para ser uma ou um cientista.

Confira a programação abaixo:


18, 19 e 20/10

O uso da impressão 3D como futuro da produção de medicamentos
Horário: 9h às 16h30
Local: Tenda da SNCT (Manguinhos)
Participantes de Far: Laboratório de Farmacotécnica Experimental (Ana Paula Matos, Thiago Frances, Luiz Augusto Kelly, Marcia Pietroluongo, Alessandra Viçosa e Amanda Esteves)

Resumo:
A impressão 3D é uma nova tecnologia que vem sendo utilizada em diferentes áreas. Dentre essas áreas, a área médica vem utilizando essa tecnologia para desenvolver próteses, implantes e fabricar tecidos e órgãos. Na área farmacêutica, o uso dessa tecnologia vem sendo implantado com o intuito de produzir medicamentos personalizados a fim de melhorar a eficácia de tratamentos atuais e poderá ser o futuro da produção de medicamentos. Com isso, a proposta é apresentar a tecnologia de impressão 3D de medicamentos, com a exposição de uma impressora, utilizando protótipos impressos em plástico em diferentes formatos para os visitantes da feira assim como ressaltar a importância do uso consciente de medicamentos com atividade lúdica do caminho do medicamento no corpo humano.

19, 20 e 21/10
Quem é você na ciência?
Horário: 9h às 16h30
Local: Tenda da SNCT (Manguinhos)
Participantes de Far: Laboratório de Farmacologia Aplicada (Mariana de Souza, Aryella Maryah Couto Correa, Thalita Ferraz Marques da Cunha, Pamela Real de Oliveira Silva, Mariana Xavier Vasconcelos Passos, Marina da Cruz Nunes, Vitória Accioly de Souza, Thamiris Andrade Lima de Oliveira, Letícia Massimo Pereira, Soraya de Oliveira da Silva Santos, Giulia Siguette Lobo e Roberta da Matta)

Resumo:
Desafio! Imagine alguém que é cientista. Imaginou? Essa cientista era uma mulher? Quase 90% das pessoas imaginariam uma figura masculina como cientista e só 10% uma figura feminina. Isso não significa que mulheres não fazem ciência, mas sim que são invisibilizadas. Ora, se não vemos mulheres fazendo ciência, como saberemos que aquele futuro também pode ser nosso? Venha conosco conhecer algumas mulheres cientistas e se imaginar num espaço que também pode ser seu no futuro.

Confira a programação completa no site: https://snct.fiocruz.br/