A equipe se reuniu com órgãos governamentais e universidades a fim de fomentar cooperações nas áreas acadêmica e de fornecimento de medicamentos

Jorge Mendonça e delegação do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) cumpriram agenda de compromissos em Portugal e Alemanha. A viagem incluiu reuniões com instituições acadêmicas e órgãos do governo português, além da participação da unidade na CPhI, principal feira internacional nas áreas farmacêutica e farmoquímica que, neste ano, foi realizada em Frankfurt, importante centro econômico e industrial alemão.

A CPhI é a principal feira internacional voltada para as indústrias farmacêutica e farmoquímica. Anualmente, o evento reúne fabricantes e fornecedores de máquinas, equipamentos e embalagens, abrangendo todas as etapas da cadeia de suprimentos farmacêuticos. O diretor Jorge Mendonça, a vice-diretora de Operações e Produção (VDOP), Elda Falqueto, a coordenadora de Desenvolvimento Tecnológico (CDT), Alessandra Esteves, o vice-diretor de Gestão da Qualidade (VDGQ), Rodrigo Fonseca e o pesquisador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Jorge Magalhães, representaram a unidade no estande da Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi), onde puderam apresentar o Instituto e estreitar relacionamentos com fornecedores do segmento.

Parcerias em Portugal – A delegação de Farmanguinhos em Portugal foi composta pelo diretor Jorge Mendonça, pelas servidoras Tereza Santos e Daniela Rangel – da Coordenação de Empreendedorismo e Assistência Farmacêutica (Ceaf), Soraya Mileti (coordenadora de Assuntos Regulatórios), e pelo servidor Jorge Magalhães (coordenador do acordo de Farmanguinhos com as instituições portuguesas).

A agenda no país lusitano incluiu reunião com o Ministério da Saúde português e a Embaixada do Brasil, na qual se discutiu o acordo já estabelecido entre a unidade, a Fiocruz e instituições portuguesas, além do projeto de fornecimento de medicamentos para Portugal. Total apoio foi dispensado a Farmanguinhos.

No segundo dia, Mendonça ministrou palestra no Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa sobre o tema “Do protótipo ao medicamento: Farmanguinhos/Fiocruz – Instituição de ciência, tecnologia, educação e produção para o Sistema Único de Saúde (SUS)”. A palestra foi dirigida aos acadêmicos em geral sob direção do Professor Catedrático Henrique Silveira da Unidade de Ensino e Investigação do IHMT. O vice-diretor do IHMT, Miguel Viveiros, agradeceu a presença e parceria de longa data com Farmanguinhos. A delegação se reuniu ainda com representantes da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal. O dirigente da entidade, Heldér Mota, se colocou à disposição para auxiliar nas articulações.

Na Universidade de Aveiro, a comitiva de Far se encontrou com vice-reitores de diferentes pastas, em cuja reunião foram reafirmados o acordo existente, o apoio às potencialidades de Farmanguinhos presentes no fornecimento de medicamentos. Foram também estreitados estudos iniciais na área de mercado e afins, já em andamento, com disposição para que se intensifique uma agenda comum até o primeiro trimestre de 2023.

Ainda no país ibérico, a equipe de Farmanguinhos visitou o Infarmed – Autoridade Nacional de Medicamentos e Produtos de Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde – similar à Agência Regulatória brasileira (Anvisa). Na ocasião, os diretores apresentaram e esclareceram todos os procedimentos referentes a registro, comercialização, farmacovigilância e demais temas regulatórios com vistas ao fornecimento de medicamentos para Portugal e União Europeia. O presidente do órgão, Rui Santos Ivo, colocou toda equipe à disposição para os avanços que se fizerem necessários para a unidade.