A ação faz parte do tradicional Natal Solidário 2022, viabilizado a partir da participação da força de trabalho

Na última semana, Farmanguinhos encantou o fim de ano de crianças e idosos da Cidade de Deus, na celebração do tradicional Natal Solidário, evento coordenado pela Gestão Social com a participação de toda a força de trabalho da unidade. Anualmente, os colaboradores apadrinham crianças de instituições da comunidade, além de senhoras e senhores atendidos na Casa de Santa Ana.

Neste ano, 75 crianças e 18 idosos foram agraciados com presentes doados pelos trabalhadores. Por conta do aumento de casos de covid-19, a entrega dos presentes das crianças não pôde ser realizada no CTM, com a presença de padrinhos e madrinhas, como acontecia antes da pandemia.

Desta forma, a equipe da Gestão Social distribuiu os kits aos idosos no dia 13/12, diretamente na Casa de Santa Anna. Para os pequenos, foi organizada uma festa na Casa de Cultura Jacarepaguá. O evento foi realizado no dia 15/12 e todas as crianças e apoiadores tiveram que apresentar caderneta de vacinação para acessar o espaço.

Fátima Loroza com afilhados durante o Natal Solidário

Participação coletiva – Segundo a colaboradora Fátima Loroza, que atua na Gestão Social, a festa foi financiada com recursos do Brechó Solidário, que ocorre ao longo do ano a fim de arrecadar fundos para este projeto social. Neste sentido, ela enfatiza que todos os trabalhadores tiveram uma participação no evento. Quem não pôde adotar uma criança, certamente contribuiu para o Brechó, seja por meio de doações ou compra de produtos.

“O Natal Solidário é o momento de trazermos a comunidade externa para a comunidade interna. Isto é importante para mostrarmos aos trabalhadores e trabalhadoras o bem que estão fazendo. O contato com madrinhas e padrinhos é uma oportunidade que as crianças têm de sair um pouco da realidade delas e sonhar com um mundo melhor. Em outras palavras, mais do que doar presentes, estamos plantando sonhos e colhendo sorrisos”, destaca Fátima Loroza.

Das 75 crianças apadrinhadas pelos trabalhadores de Far, 55 integram projetos sociais da Associação Semente da Vida da Cidade de Deus (ASVI), e 20 fazem parte da Ecorede, voltada para educação socioambiental. São filhos e netos de catadores de materiais recicláveis que participam da cooperativa.

“São famílias de baixa renda e, portanto, com poucas oportunidades para presentear os pequenos. Por isso, quero agradecer a generosidade de cada profissional de Far, pelo envolvimento em nossos projetos sociais, e pela atenção que procuram dar às crianças. Quero agradecer pelo tempo que gastam na compra dos presentes, na escolha de cada item do kit de maneira digna como se fosse para seus próprios filhos. Por tudo isso, fica meu agradecimento em nome de toda a Gestão Social”, enfatiza Fátima Loroza.

Miguel da Silva Costa é afilhado da Drª Selma (Serviço Médico), mas a responsável dele, Letícia fez questão de agradecer a todos da instituição. “Aos voluntários que trabalham diariamente para melhorar o mundo em que vivemos e torná-lo mais justo, quero deixar o meu maior agradecimento. Mesmo quando parece que ninguém está olhando os vossos esforços, vocês estão inspirando muita gente. Deus abençoe a vida de cada um dos envolvidos”.

Kátia Silva é avó de Levy Luccas Pontes Ferreira. Ela fez um agradecimento especial a padrinhos e madrinhas do netinho. “Quero agradecer muito por tudo que fizeram pelo meu neto. Feliz Natal e um próspero Ano Novo para todos os padrinhos e madrinhas que abraçaram nossas crianças com muito carinho. Gratidão sempre. Farmanguinhos e a equipe da ASVI estão de parabéns. Que Deus abençoe a todos”. Levy Luccas é afilhado de Samantha Duarte (VDGT), Sthephanie Tavares, Danilo Ribeiro e Gabriel Gomes (CDT).

Clique aqui e assista à linda mensagem que as idosas da Casa de Santa Anna gravaram em agradecimento pelo carinho de cada madrinha e padrinho de Farmanguinhos.

Confira algumas fotos do Natal Solidário: