Trata-se da tese da pesquisadora Janine Boniatti sobre o desenvolvimento de praziquantel pediátrico com uso de tecnologia de impressão 3D

Pesquisa desenvolvida no Laboratório de Farmacotécnica Experimental (LabFE) de Farmanguinhos e parceiros internacionais recebe o prêmio José Pelegrino durante o International Symposium on Schistosomiasis, o principal evento científico dedicado exclusivamente à esquistossomose, que aconteceu de 21 a 23/11, em Ouro Preto (MG). Trata-se da tese de doutorado da pesquisadora Janine Boniatti sobre o desenvolvimento de praziquantel pediátrico com uso de tecnologia de impressão 3D.

Doutora do Programa de Pós-graduação em Vigilância Sanitária do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), Janine defendeu o tema Development and characterization of Praziquantel amorphous solid dispersions for paediatric use by Hot Melt Extrusion and 3D printing. O trabalho foi eleito o melhor dentre os quatro inscritos no evento.

O estudo busca uma nova formulação do medicamento praziquantel para ser administrado em crianças em idade pré-escolar. Produzida em impressão 3D, a dosagem pode ser personalizada de acordo com o perfil do paciente e com melhora no sabor, favorecendo sua administração e a adesão ao tratamento.

Janine recebeu orientação de Fábio Coelho Amendoeira e Maria Inês Ré, e co-orientação das pesquisadora Alessandra Viçosa (do LabFE) e Laís Fonseca, da Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS/Fiocruz). Por este trabalho, a servidora recebeu diploma duplo: pelo INCQS/Fiocruz e pela Universidade de Toulouse, da França.