Equipe do Laboratório de Farmacotécnica Experimental (LabFE) apresenta a tecnologia de impressão 3D de medicamentos no evento internacional

Equipe do Laboratório de Farmacotécnica Experimental (LabFE) apresentou a tecnologia de impressão 3D no estande da Fiocruz (Arquivo LabFE)

O Laboratório de Farmacotécnica Experimental (LabFE), liderado pela pesquisadora Alessandra Viçosa, participou da Rio Innovation Week (RIW). A presença foi organizada em conjunto com a equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Esta é a segunda edição do evento, que foi realizado neste mês na zona portuária do Rio de Janeiro.

O RIW é focado em compartilhar experiências e conhecimento, apresentando novas estratégias para negócios entre empreendedores, investidores, estudantes, pesquisadores, agricultores, executivos e representantes do governo. A proposta é vislumbrar o futuro das profissões e da educação, de modo a impulsionar negócios, ideias e startups.

Neste sentido, a equipe de Farmanguinhos foi composta por colaboradores da Vice-diretoria de Educação, Pesquisa e Inovação (VDEPI), que se juntaram a outros integrantes da Fiocruz no estande localizado na Arena Health Tech. A unidade apresentou a tecnologia de impressão 3D de medicamentos com exposição de uma impressora 3D e protótipos (em plástico) para ilustrar a tecnologia que vem sendo desenvolvida no LabFE. Os visitantes da feira puderam conferir também o vídeo sobre a aplicação dessa tecnologia inovadora no segmento farmacêutico.

Ana Paula Matos representou a unidade na mesa redonda sobre Tecnologias a favor da inclusão na saúde (Arquivo LabFE)

“Foi possível fazer contatos com outras empresas, outros institutos da própria Fiocruz, representantes do governo, estudantes e pesquisadores de diferentes universidades e áreas visando a possíveis parcerias para desenvolvimento de projetos em colaboração”, ressalta a pesquisadora Ana Paula Matos.

Ela explica ainda que foi possível fazer contatos fomentando clientes para a futura plataforma 3D de medicamentos, denominada Plataforma de Manufatura Aditiva de Medicamentos e Insumos para Saúde (PLAMEDIS) vinculada à rede de Plataformas da Fiocruz.

Ana Paula Matos representou o LabFE em uma das mesas redondas da Arena Health Tech, intitulada Tecnologias a favor da inclusão na saúde. Ela abordou a importância da tecnologia de impressão 3D de medicamentos voltados para público pediátrico.

No estande da Fiocruz, a equipe do LabFE apresentou a impressora 3D de medicamentos e protótipos (em plástico) para ilustrar a tecnologia que vem sendo desenvolvida na unidade (Arquivo LabFE)