Farmanguinhos faz o tratamento de todo o efluente líquido gerado na unidade. Além disso, promove uma série de ações com vistas ao consumo consciente desse recurso vital

Nesta quarta-feira (22/3), é celebrado o Dia Mundial da Água.  O tema definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para este ano é Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo. O objetivo é discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e do saneamento. Sob esse aspecto, Farmanguinhos possui sua própria Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que desempenha um papel fundamental de preservar a vida saudável e evitar o aumento da poluição no planeta, tendo em vista que sua principal função é a remoção de contaminantes e poluentes gerados da fabricação de medicamentos.

As indústrias são responsáveis por 21% do consumo de água no mundo e, além de todo esse volume, geram ainda esgoto sanitário em grande quantidade, denominado efluente. É neste cenário que Farmanguinhos desenvolve iniciativas visando ao consumo consciente da água, bem como o tratamento de todo o resíduo líquido, industrial e sanitário, gerado no Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM).

Para isso, a ETE realiza a neutralização do resíduo líquido industrial, seguido de procedimentos biológicos. Somente após todas as etapas de tratamento, o efluente é liberado sem causar dano ao ambiente. A Estação possui eficiência média de tratamento de 94%, garantindo o despejo do efluente adequado na natureza. Somente no ano passado, a ETE de Farmanguinhos tratou aproximadamente 48 milhões de litros de resíduos líquidos, deixando de poluir o equivalente a 19 piscinas olímpicas.

Em 2016, o Instituto obteve credenciamento do seu Laboratório de Tecnologia Ambiental junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para realização de análises e emissão de laudos do efluente tratado. Desta forma, a unidade torna-se ainda uma referência no tratamento de resíduo líquido industrial.  Além de reduzir gastos com empresas terceirizadas, a instituição passou a ter mais autonomia, independência e credibilidade.

De acordo com a coordenadora do Centro de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental (CSTGA), Denise Barone, algumas medidas já estão sendo tomadas para readequar a Estação a fim de que haja reutilização do efluente tratado. “O reuso do nosso efluente é item do projeto de revitalização da ETE, com a realização das obras necessárias. Essa readequação trará economia no uso de água para lavagem de pátio e banheiros, os quais passarão a utilizar o efluente captado”.

A servidora destaca que tais ações e conquistas ratificam a preocupação e o compromisso de Farmanguinhos com a saúde e o bem-estar da população, a partir de uma visão integrada de responsabilidade socioambiental.