A 31ª Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC), direcionada aos alunos do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), já está com data marcada. O programa, que faz parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq, acontece em todas as Unidades de Pesquisa da Fiocruz, para avaliar o desempenho do programa nas instituições.

As reuniões começaram já nesta segunda-feira, 8/5, mas os alunos de Farmanguinhos só iniciarão suas apresentações no dia 22. “Esse é um momento de extrema relevância para os alunos que desenvolvem seus projetos científicos e está ligado a questão acadêmica abarcada por Farmanguinhos que, atualmente, desenvolve um trabalho de excelência na pós-graduação da Fiocruz, especificamente em sua área de especialização: fármacos”, diz o coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) em Farmanguinhos, Dr. Luiz Pimentel.

Além dos alunos de PIBIC/PIBITI, os quais são obrigados a participar do evento, a Vice-diretoria de Educação, Pesquisa e Inovação também permite que alunos de outras bolsas de fomento participem do processo. Aqueles que são contemplados pela bolsa da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), por exemplo, participam como voluntários e, ao final da RAIC, recebem certificado emitido pela Fiocruz de participação para complementar seu currículo e sua formação profissional.

Para o diretor da unidade, Jorge Mendonça, a formação desses alunos contribui de maneira crítica para a pesquisa e inovação, contemplando o Sistema Único de Saúde e o Complexo Econômico Industrial da Saúde. “O Instituto deve ser considerado para além da fabricação de medicamentos e o desenvolvimento de novas tecnologias. Estamos provocando o retorno desses jovens, que participam de iniciações científicas e capacitações, aos nossos programas de pós-graduação. E, assim, estamos produzindo conhecimento e melhorias para a saúde brasileira”, afirma.

Confira a programação: