Com apoio da Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais, Instituto trocará conhecimento com pacientes

Maio é o mês de conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs). Pensando nisso, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) realizará programação especial que abordará a parceria entre a associação de pacientes como meio para construção de conhecimento em fármacos e medicamentos. O evento acontecerá no dia 29/5, das 9h às 16h, no campus Manguinhos, e entregará certificados gratuitos aos participantes.

“Nosso evento tem o objetivo de unir esforços e trocar experiências. Tanto os pesquisadores terão mais noção do dia a dia dos pacientes e de suas reais demandas, como os pacientes entenderão como os processos de pesquisa acontecem. Eles poderão, inclusive, contribuir como autores intelectuais de projetos de intervenção”, disse a chefe do departamento de Educação de Farmanguinhos, Mariana Conceição.

Coordenado pela vice-diretoria de Educação, Pesquisa e Inovação (VDEPI), em parceria com a Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais (ALEMDII), o encontro será dividido em dois turnos. Pela manhã, das 9h às 11h30, interessados encontrarão atividades no estacionamento de Farmanguinhos, dentro do campus Manguinhos. Lá, acontecerá uma ação popular de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais, além de uma exposição de fotos com o tema “Cicatrizes do Invisível”.

Já na parte da tarde, das 13h às 16h, o evento acontece em formato híbrido a fim de ampliar seu alcance. Assim, pesquisadores e membros da sociedade civil poderão acompanhar palestras diversas sobre o tema pelo canal do Youtube (https://www.youtube.com/@FarmanguinhosFiocruzOficial/) ou no auditório da VDEPI, também no campus Manguinhos.

Entre as apresentações estará a formalização da parceria entre Farmanguinhos e ALEMDII, que fará um estudo com os pacientes para o entendimento de novos métodos de tratamento. “A academia tem como missão principal a geração de conhecimento. Então, é importante lembrar que a sociedade e, nesse caso, os pacientes de doenças inflamatórias intestinais, também têm muito conhecimento e vivência sobre a doença”, acrescentou Mariana.

Confira os horários e assuntos das palestras:

13h30 – Apresentação e formalização da parceria Farmanguinhos e ALEMDII

14h – “Doenças Inflamatórias Intestinais e o papel da Associação de Pacientes”, com a doutoranda do programa de Farmanguinhos, Alessandra Souza

14h30 – “Incorporação de medicamentos no SUS”, com a fundadora e presidente da ALEMDII, Julia Assis

15h30 – Debate com os palestrantes 

Maio Roxo

Maio foi escolhido como o mês de conscientização sobre as DIIs por ser, também, o mês em que ocorre o Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais – doença de Crohn e retocolite ulcerativa. Comemorado no dia 19, tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a melhoria na qualidade de vida dos pacientes que sofrem dessas doenças.

Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com alguma Doença Inflamatória Intestinal (DII). Essas são doenças crônicas, que podem acometer indivíduos de todas as idades, tendo um pico em adultos jovens e após outro pico em idosos, causando desconforto abdominal, sensação de barriga estufada, cólicas, alternância entre períodos de diarreia e de prisão de ventre, flatulência exagerada, sensação de esvaziamento incompleto do intestino, além de outros sintomas.