Agenda aconteceu em Brasília no dia 9/5 para o debate de assuntos relacionados à produção farmacêutica

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) esteve em reunião com o vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. O encontro, promovido pela Abifina, aconteceu no dia 9/5, em Brasília, a fim de tratar assuntos relacionados à produção local de insumos farmacêuticos ativos, tanto de origem sintética quanto de origem da biodiversidade brasileira.

Representado pelo diretor da unidade, Jorge Mendonça, o Instituto esteve presente para ouvir mais sobre as possibilidades de apoio do governo, tanto ao que é feito agora quanto de iniciativas futuras. “Para Farmanguinhos, essa seria a oportunidade de intensificar a aquisição de insumos em território nacional, fortalecendo a indústria farmoquímica e tornando mais estável a aquisição de insumos de qualidade”, disse Jorge.

O momento também abordou outras áreas de interesse nacional e relacionadas às funções da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina). Durante a reunião, foi apresentada pelo presidente da Abifina a contextualização da trajetória da instituição e importância para o Brasil. Foi apontado, ainda, o seu potencial de participação mais efetiva da política industrial nas áreas de farmoquímica e indústria de química fina. “São questões que podem gerar conhecimento, inovação, emprego e renda. Ou seja, aumentaríamos a arrecadação de impostos no país e ainda contribuiríamos na formação de mão de obra especializada”, acrescentou o diretor.