Representantes de farmacêuticas e farmoquímicas parceiras participam de quatro rodadas de debate em evento realizado em abril no CTM 

Farmanguinhos/Fiocruz realizou o 2º Workshop Técnico por dentro da indústria farmacêutica com o tema “Excelência Operacional – Implantação de Melhorias no Ambiente da Indústria Farmacêutica” e recebeu representantes de indústrias farmacêuticas e farmoquímicas, como Merck, GSK, Blanver, Abott e Biomanguinhos, para debater vivências, desafios, aplicabilidades e soluções acerca do assunto. 

O diretor Jorge Mendonça destacou a relevância do tema dentro da indústria farmacêutica, inclusive para a produção de genéricos. “Este assunto deve ser sempre discutido dentro da indústria, até por conta de ser um ambiente extremamente regulado e com muitos processos. E para a sobrevivência do ramo farmacêutico, em especial nos casos de indústrias de similares e genéricos, quanto mais excelência operacional você tem, maior a diminuição de custos e melhora a sua competitividade”, afirmou.  Mendonça ainda ressaltou um convite especial que fizeram para que os residentes da Residência Multiprofissional de Farmanguinhos participassem do evento, pois acredita que o encontro tem o potencial de melhorar o conhecimento e abrir novas possibilidades e experiências.   

A vice-diretora de Operações e Produção, Elda Falqueto, comentou sobre a importância de Farmanguinhos/Fiocruz estreitar os laços com as instituições participantes do workshop. “Estas redes de contato contribuem para conseguirmos juntos solucionar algumas questões do dia a dia. É uma oportunidade de podermos discutir assuntos inerentes às nossas atividades, temas que estão relacionados à indústria farmacêutica e com especialistas que lidam com isso diariamente. Faço ainda um agradecimento especial aos organizadores do evento, à equipe que se preparou para fazer a discussão do tema e a todos que vieram prestigiar”, falou.   

Para a condução do evento e das mesas de discussão, Beatriz Simões e Victor Braga, do Departamento de Produção, e Alex Soares, da Manutenção Mecânica, da Vice-Diretoria de Operações e Produção (VDOP), abordaram conceitos, metodologias empregadas e exemplos de abordagens práticas, relacionadas àquela temática. Estiveram na mesa de discussão: Adriano Leite, da Blanver Farmoquímica e Farmacêutica, Alcimar Silveira, da Haleon Pf Consumer, Rodrigo Souza, da Merck S.A., Fernanda Santos e Allan Abreu, de Bio-Manguinhos/Fiocruz, e Cristiana Corrêa, da Abbott.  

Iniciando o debate, os profissionais de Farmanguinhos apresentaram o conceito do Instituto Shingo, que define Modelo de Excelência Operacional (Opex) como consequência da aplicação de práticas corporativas baseadas em princípios, classificados em quatro dimensões: cultura, melhoria contínua de processos, alinhamento empresarial e resultados. Ao longo do dia, foram criadas rodadas de discussão para troca de experiências e de abordagens, iniciando com a integração do Lean Six Sigma (LSS) com a gestão ambiental e a metodologia ágil, incluindo as práticas empregadas para melhoria da eficiência energética, o gerenciamento de resíduos e a redução de desperdícios ambientais. Também foram debatidas as oportunidades e desafios associados à Indústria 4.0. 

Para a segunda rodada, os representantes conversaram sobre os conceitos e ferramentas LSS de difícil utilização no segmento industrial farmacêutico, destacando as dificuldades enfrentadas no ramo. As exigências regulatórias e os resultados de projetos LSS, com as sugestões de implantação de melhorias de forma mais ágil fizeram parte da terceira rodada do workshop, que foi concluído com o quarto assunto da mesa, que foi o desenvolvimento de cultura de melhoria contínua e os fomentos à criatividade na geração de soluções.  

Clique no link e acesse a apresentação completa utilizada no evento. 

A terceira edição do workshop técnico já possui nova data: 28/6, com o tema Estratégias avançadas para seleção de materiais de embalagem, equipamentos e setup eficientes.