O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) participou do Fiocruz Pra Você 2025, que aconteceu no dia 18 de outubro, no campus Manguinhos. Unindo esforços no Dia D de mobilização nacional pela vacinação, o evento reuniu adultos e crianças para atualização de vacinas e ofereceu atividades culturais, de divulgação científica e de promoção da saúde.

A diretora Silvia Santos destacou a importância da ação e de poder aproximar temas relevantes da sociedade. “É com orgulho que participamos de mais uma edição do Fiocruz Pra Você, que neste ano traz o tema Vacina é vida. Além de abordar a relevância da imunização, podemos apresentar um pouquinho do que fazemos de melhor, com cinco temas sobre saúde, nos aproximando de adultos e crianças do campus Manguinhos. Farmanguinhos transformando ciência em prol da saúde da população brasileira”, falou.

Com stand localizado próximo à Tenda da Ciência, representantes do Instituto estiveram presentes para apresentar a importância do uso correto de medicamentos, com orientações profissionais sobre os riscos da automedicação e conservação e descarte correto dos medicamentos. 

Com olhares curiosos e sorrisos surpresos, as crianças participaram do laboratório das cores, utilizando pipetas e vidrarias, e criaram suas próprias cores. A atividade juntou a imaginação com ciência, aproximando um pouco os pequenos da rotina dos pesquisadores. 

De forma lúdica, com cores e formas diferentes, o público pode entender como medicamentos podem ser personalizados, de acordo com a necessidade do paciente, com a impressão 3D. A tecnologia inovadora 

Pensando na saúde integral, Far também abordou os cuidados com a respiração e, com atividades interativas, como jogo da memória e pinturas infantis, demonstrou como brincar com mais fôlego, destacando a prevenção contra a asma.

A alimentação saudável também foi assunto na tenda de Farmanguinhos, com dicas de alimentos que auxiliam a saúde da mulher no período da menopausa, como suco de inhame, limão, mel e pitaya, degustação de oleaginosas e sementes de abóbora.

O Instituto realizou ações em mais de 23 edições do evento, que é tradicional em todo o país, promovendo a vacinação e atividades voltadas para a saúde da população. 

Confira a matéria completa no link.