Saúde pública, gestão de recursos em radiofármacos e o futuro da medicina nuclear. Esses foram os pilares que nortearam o curso Gestão do Conhecimento em Teranóstica, uma iniciativa inovadora voltada para o avanço da área. Aulas foram ministradas por professores da Universidade de Coimbra, Portugal, e aconteceram do dia 24 a 28/11.

 Ao todo, 20 alunos foram selecionados para participar das aulas, que abordaram a importância estratégica da concepção, produção, distribuição e utilização de radiofármacos, além de outros componentes essenciais para diagnósticos e tratamentos modernos.

Realizado por Farmanguinhos/Fiocruz, a iniciativa teve o patrocínio da Vice-presidência da Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), e apoio de instituições, como o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), e da plataforma avançada para produção e desenvolvimento de radiofármacos, ICNAS Pharma, da Universidade de Coimbra.

O curso foi celebrado na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da Unirio, no Rio de Janeiro, e representou um marco na formação de profissionais qualificados, capazes de impulsionar o futuro da saúde e explorar todo o potencial da Teranóstica, consolidando sua relevância na medicina nuclear, como a terapia com radioisótopos.

Confira as fotos: