Laboratório de Farmacotécnica Experimental foi premiado como melhor pôster na Suécia e ganhou menção honrosa em Simpósio internacional em Salvador

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos / Fiocruz) possui profissionais altamente qualificados e que agregam o lado industrial/acadêmico ao mundo científico, atrelando sempre a bancada à importantes publicações. Recentemente, Farmanguinhos participou do 11th Conference of the European Paediatric Formulation Initiative (EuPFI), na Suécia, um dos mais importantes eventos científicos na área de produtos pediátricos no mundo e do 22nd International Symposium on Microencapsulation, que foi realizado no Brasil, em Salvador. Em ambos eventos, a unidade se destacou e foi premiada.

Fabio Dantas, do Instituto Nacional de Tecnologia, Janine Boniatti e Alessandra Viçosa, do LabFE , em frente ao poster premiado, com o certificado de melhor poster, do 11th conference of the European Paediatric Formulation Initiative.

Janine Boniatti e Alessandra Viçosa, do Laboratório de Farmacotécnica Experimental (LabFE), da Vice-diretoria de Educação, Pesquisa e Inovação (VDEPI), e outros autores da Fiocruz, elaboraram o trabalho “Taste evaluation of three different commercial tablets for paediatric patients for neglected tropical diseases”, do inglês, “Avaliação do sabor de três comprimidos comerciais para pacientes pediátricos para doenças tropicais negligenciadas”. Janine esteve na 11th EuPFI Conference, na Suécia, e apresentou na modalidade poster, sendo premiada como melhor poster do evento.  

O trabalho foi construído em colaboração com outros institutos de pesquisa e profissionais, multidisciplinar, para agilizar e minimizar gargalos, contando com os parceiros da Faculdade de Farmácia / Universidade Federal Fluminense (UFF), Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe), Instituto de Física de São Carlos(IFSC) / Universidade de São Paulo (USP), e do Instituto Nacional de Tecnologia.

Viçosa detalhou algumas etapas do estudo. “A partir dos comprimidos tais quais são comercializados atualmente, para os tratamentos da malária, doenças de chagas e esquistossomose, manipulamos como se fossem para crianças (quebrando ou macerando e dispersando em água). Estas amostras foram avaliadas quanto sua palatabilidade e submetidas a ferramentas in vivo (ratos) e in vitro (língua eletrônica). Cruzamos os resultados e avaliamos que o sabor é desagradável para este público, dificultando assim os tratamentos”, explicou a pesquisadora.

Momento da apresentação oral da Ana Paula Matos, no 22nd International Symposium on Microencapsulation, em Salvador

Outro importante momento vivenciado pelos pesquisadores do LabFE em um evento internacional ocorreu na 22ª edição do International Symposium on Microencapsulation, que em 2019, aconteceu no Brasil, em Salvador. O trabalho, realizado em conjunto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), busca novas formulações em nanotecnologia para o tratamento da leishmaniose cutânea.

No simpósio, a pesquisadora Ana Paula Matos, bolsista do laboratório, fez apresentação oral, toda em inglês, e ganhou menção honrosa com o trabalho “Development, in vitro release and skin permeation studies of Amphotericin B nanoemulsions for cutaneuous leishmaniasis treatment”, do inglês, “Estudos de desenvolvimento, liberação in vitro e permeação cutânea da nanoemulsão de anfotericina B para tratamento de leishmaniose cutânea”. Ana Paula realizou o último ano de seu doutorado na França, concluindo a pós-graduação sob regime de cotutela e foi o primeiro duplo diploma entre Brasil e França da faculdade de farmácia de UFRJ, a partir da parceria internacional do LabFE com o IMT Mines-Albi -Carmaux. 

Viçosa foi co-orientadora do projeto e ressaltou a importância de estarem presentes nestes eventos internacionais. “Esses encontros são ótimos para sermos vistos. Além de sermos premiados, fizemos contato com uma pesquisadora que atua na UCL (London’s Global University), em Londres, com análise sensorial de medicamentos, e é referência mundial. Essa parceria será importante para o estudo de palatabilidade in vitro ou in vivo e para o projeto da impressão 3D, importante para a produção de novos medicamentos pediátricos”, afirmou a integrante da futura spin-off da Fiocruz a 3Ddoose, que conquistou recentemente o terceiro lugar no Programa Inova Labs Fiocruz, com a iniciativa da impressão 3D de medicamentos. Clique aqui para conferir a matéria.

Janine Boniatti, Alessandra Viçosa, Dra Maria Inês Ré, do IMT Mines Albi – Carmaux, e Fabio Dantas, do Instituto Nacional de Tecnologia, na França, na fachada do IMT Mines Albi.