Equipe completa do Laboratório de Síntese

Equipe completa do Laboratório de Síntese

Ao todo são 12 anos de muito trabalho. Foram 1860 moléculas avaliadas, 250 artigos elaborados, seis livros publicados e cinco patentes depositadas. Com a junção do trabalho de servidores, terceirizados e alunos de iniciação científica e do Programa de Vocação Científica (Provoc), o Grupo de Síntese de Substâncias no Combate à Doenças Tropicais (SSCDT), da Vice-Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (VDEPI) do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), criou um site específico para divulgação científica deles, com ênfase para os resultados das atividades desenvolvidas por eles. O site já está no ar! Clique aqui e acesse.

O pesquisador chefe do Laboratório de Síntese, Marcus Vinicius Nora, explica a importância do site para o grupo: “Queremos divulgar os trabalhos que o nosso grupo realiza, com nossas linhas de pesquisa, mas se fizéssemos apenas sobre pesquisa, excluiríamos uma parcela grande do público que poderia se interessar pelo tema e também se nós colocássemos apenas informações gerais de divulgação, não teríamos o nosso site de pesquisa. Então, mesclamos as informações e abrangemos os dois públicos distintos”, ressaltou.

Integrante do SSCDT e grande incentivadora da ação, para Alessandra Campbell Pinheiro, “o interesse (pelo desenvolvimento da página) sempre houve, até porque não existem muitos sites especializados. Aos poucos, fomos pensando e as ideias foram surgindo. Cada hora pensávamos em uma novidade interessante para incluir. Foi muito trabalho, mas valeu a pena”, afirmou a colaboradora, orgulhosa ao olhar para os últimos ajustes no site.

O site foi criado com financiamento do programa Cientistas do Nosso Estado, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a qual ficou orgulhosa do trabalho realizado. Todo o processo de criação e montagem do site foi feito em seis meses e desenvolvido pela Geração Mídia.

O conteúdo e a taxonomia do site foram feitos pelos profissionais do grupo, onde puderam avaliar as informações importantes a seres divulgadas a estudantes e especialistas, e, ainda, realizar divulgação científica para um público leigo e que possa vir a se interessar pelo tema.

Com linguagem acessível, ilustrações explicativas e imagens de procedimentos realizados no laboratório, o site fala sobre o grupo, Farmanguinhos e a Fiocruz como um todo. Há explicações sobre os agentes etiológicos da tuberculose, do câncer, da leishmaniose e da malária, além de citar a importância da natureza para descobrir novos medicamentos.

As principais pesquisas, com textos mais técnicos, imagens de testes e gráficos, estereoquímica, que é uma área da química que estuda a influência do arranjo espacial dos átomos em uma molécula, e o resumo inicial do desenvolvimento de um novo fármaco também aparecem de forma clara e direta para atingir os variados públicos.  A página ainda aborda assuntos tais como Química Orgânica, Química Medicinal e Síntese Orgânica.

O site já está no ar! Clique aqui e acesse.