Em entrevista à BBC, diretor Jorge Mendonça fala sobre a possibilidade de produzir o sofosbuvi, medicamento de primeira linha contra a doença

Thiago Moreno coordena pesquisa sobre o uso do antiviral sofosbuvir contra o vírus Zika (Foto: Gutemberg Brito – IOC/Fiocruz)

Em entrevista à BBC Brasil, o diretor Jorge Mendonça fala sobre a possibilidade de produzir o sofosbuvir, medicamento de primeira linha contra hepatite C. Ele explicou que os testes de bioequivalência foram positivos, ou seja, comprovaram que o medicamento genérico e o de referência têm o mesmo perfil de ação e eficácia.

 

Em fevereiro de 2017, Farmanguinhos entrou com subsídio junto ao INPI a fim de evitar a patente do sofosbuvir para a empresa Gilead. Clique aqui e relembre. No momento, a unidade aguarda parecer decisivo do órgão.

 

Ação contra a Zika – Em janeiro do ano passado, o cientista Thiago Moreno, que atua no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), publicou na Scientific Reports um estudo inédito no mundo: ele comprovou que o sofosbuvir tem também ação terapêutica contra o Zika vírus. Esse trabalho da Fiocruz, além de pioneiro, propiciou outras investigações, como a do pesquisador brasileiro citado na matéria da BBC, que reiterou a pesquisa de Thiago Moreno.

 

Publicado em janeiro do ano passado, o estudo inédito da Fiocruz propiciou novas investigações na área (Imagem: Jornal Nacional)