Além da visita às instalações fabris, foram debatidos, dentre outros temas, orçamento e programa de desenvolvimento institucional

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) recebeu a primeira reunião do Conselho Deliberativo da Fiocruz (CD-Fiocruz) em 2018. O encontro foi realizado na última quinta-feira (1º/2), das 9h às 17h, no auditório do Prédio 20 do Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM). A proposta de reunir os dirigentes da Fundação na unidade foi da presidente Nísia Trindade, durante a visita ao Instituto no evento de fim de ano.

É uma oportunidade única estar aqui – Nísia Trindade referindo-se à reunião no CTM

Ao lado da presidente Nísia Trindade, o diretor Jorge Mendonça fez uma apresentação sobre Farmanguinhos (Foto: Alexandre Matos)

Nísia Trindade fez questão de ressaltar a importância de estar no CTM, referindo-se ao atraso de quase duas horas devido ao fechamento da Linha Amarela em virtude de protestos de moradores da região da Cidade de Deus. “Seria injustificável não realizar a reunião em Farmanguinhos. A não ser se de fato nós não tivéssemos condições de chegar, ou uma situação que demonstrasse um risco maior à vida das pessoas. Mas, neste caso, a unidade também não trabalharia. Portanto, nós temos de ser coerentes com as nossas ações”, frisou a presidente.

 

O diretor Jorge Mendonça fez uma apresentação para que os 42 conselheiros presentes pudessem conhecer melhor a história da unidade, áreas de atuação, bem como números institucionais e projetos para o futuro. A presidente destacou que é importante a instituição dizer à sociedade qual o impacto de todo esse portfólio de medicamentos para a saúde dos pacientes.

 

Temos muito orgulho de tê-lo (Farmanguinhos) conosco como um laboratório de tecnologia, não somente como uma fábrica – Nísia Trindade

Os membros do CD-Fiocruz acompanharam todas as aetapas do processo produtivo de medicamentos (Foto: Alexandre Matos)

 

“É uma oportunidade única estar aqui (no CTM). É também um orgulho apresentar os laboratórios públicos, caso de Farmanguinhos, e dizer que temos muito orgulho de tê-lo conosco como um laboratório de tecnologia, não somente como uma fábrica”, frisou a presidente Nísia Trindade. “Também acho interessante destacar as nossas parcerias internas, para termos essa visão bem integrada da Fiocruz”, ressaltou a presidente.

 

O diretor Jorge Mendonça apresentou ainda o vídeo produzido pela equipe de Projetos Industriais (VDOP) sobre o andamento das obras. O filme mostra todo o esforço da unidade para readequar parte da planta fabril visando receber as novas linhas de medicamentos. “Que trabalho lindo. Fiquei arrepiada”, salientou Zélia Maria Profeta da Luz, diretora do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas). Clique aqui e assista ao vídeo.

 

Visita à Produção – Após a abertura, os 42 membros do Conselho presentes à reunião se dividiram em dois grupos para uma visita à fábrica e aos laboratórios de desenvolvimento tecnológico. Na área produtiva, eles puderam acompanhar todas as etapas de produção, desde separação e pesagem dos Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA) até a embalagem final.

Acompanhada pelo diretor Jorge Mendonça, a presidente Nísia Trindade retorna à linha de produção do imunossupressor tacrolimo (Foto: Alexandre Matos)

Em seguida, conheceram também a linha de produção do imunossupressor tacrolimo, medicamento proveniente de Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) usado para evitar rejeição de rins transplantados. A área já está finalizada e aguarda a liberação da Anvisa para iniciar a fabricação dos lotes pilotos.  As novas instalações fabris compreendem ainda as linhas do antirretroviral atazanavir e do anti-parkisoniano pramipexol, cuja conclusão está prevista para 31 de março deste ano.

 

No período da tarde, os dirigentes da instituição debateram os itens de pauta, tais como orçamento (fechamento de 2017 e LOA 2018); aprovação de nomes para o conselho da Fiotec; Programa de Desenvolvimento Institucional e a indicação do Castelo Mourisco como patrimônio cultural da humanidade para a Organização das Nações Unidas (ONU). O segundo e último dia de reunião foi realizado  sexta-feira (2/2), na Residência Oficial, no campus Manguinhos.

 

Confira abaixo algumas fotos do encontro.

 

CD-SITE4
CD-SITE19
CD-SITE17
CD-SITE16
CD-SITE7
CD-SITE6
CD-SITE11
CD-SITE14
CD-SITE8
CD-SITE9
CD-SITE12
CD-SITE1
CD-SITE5
CD-SITE13
CD_VISITA_RODUT2
CD_VISITA_RODUT7
CD_VISITA_RODUT8
CD_VISITA_RODUT5
previous arrow
next arrow