A Fiocruz realizará neste sábado (18/8), no Rio de Janeiro, o evento Fiocruz pra Você e Farmanguinhos receberá em Jacarepaguá a comunidade da Cidade de Deus e do entorno, para um dia de vacinação e muitas atividades. Serão oferecidas gratuitamente vacinas tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e a de poliomielite. O evento integra as ações do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, que ocorre de 6 a 31 de agosto.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina tríplice viral, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias. No atual cenário brasileiro, a importância da campanha de vacinação deste ano pode ser ressaltada diante dos cerca de 1.030 casos de sarampo registrados no país até o dia 1º de agosto, conforme dados do Ministério da Saúde. Para a poliomielite, causadora da paralisia infantil, há cerca de 312 cidades brasileiras com riscos de surto da doença.

Além da imunização, o Instituto abrirá as portas para a população local, das 8h às 17h, em uma grande festa de cidadania, oferecendo serviços de saúde, sociais e entretenimento.

Dentre as atividades de saúde, haverá aferição de pressão arterial, glicemia, medida antropométrica, escovação de dentes e aplicação de flúor, além de oficinas e atividades voltadas para educação em saúde. Serão realizados também atendimentos sociais, tais como cadastramento de moradores no programa Bolsa Família e atendimento jurídico.

Crianças e adultos poderão ainda participar das atividades culturais, por meio de oficinas de artes plásticas, educação socioambiental, cultivo de plantas, incentivo à leitura e contação de histórias. Ao longo do dia, haverá distribuição de lanches e música com a participação do Sons de Far e do Coral Vozes de Far, formados por profissionais da unidade.