Quem vê Ecyr Amorim atuando com tanto entusiasmo no Serviço de Planejamento e Controle Orçamentário e Gestão de Custos de Farmanguinhos, não imagina que, antes de seguir a carreira de economista, ele pensou em ser militar.  Porém, com o tempo, Ecyr passou a apreciar os números e a gostar de matemática. Isso foi crescendo e culminou com a faculdade de Economia. Foi durante o curso, realizado na Universidade Gama Filho, que ele conheceu a área de custos, da qual se encantou e passou a desenvolver a sua trajetória profissional.

 

“Comecei a minha carreira na Votorantim, avaliando os custos dos cimentos. Era fascinante! Essa oportunidade fez com que eu tomasse ainda mais gosto pela área. Em seguida, fui trabalhar em uma indústria de plásticos que fabricava os tubos para a embalagem dos comprimidos efervescentes de vitamina C de diversas indústrias farmacêuticas. Essa oportunidade me possibilitou atuar diretamente nas análises e estimativas dos itens da produção. Depois, fui para uma química de papel celulose e, por fim, comecei a atuar em Far, também na área de custos, mas desta vez com uma perspectiva diferente, com o foco voltado para a administração pública. Assim, as coisas foram se cruzando e eu fui galgando a minha carreira”.

Com orgulho, Ecyr narra a sua história em Farmanguinhos e ressalta a importância dessa experiência na sua carreira:

“Em 2004, fui chamado para trabalhar no Instituto, no setor de Assessoria Técnica, para atuar no projeto de implementação do programa Farmácia Popular. Para mim, trabalhar em uma instituição pública foi uma realização, a chance de poder lidar com o aspecto de custos, numa indústria (também um laboratório), voltado para a área pública. Com isso, pude completar todo o ciclo de conhecimento que eu tenho hoje, isto é: vivenciar a área de custos tanto na iniciativa privada quanto na pública”.

É por toda essa trajetória que Ecyr Amorim é Gente de Far!