Vanessa Lordello explica que um dos principais desafios na Divisão de Assistência Farmacêutica é garantir o abastecimento do SUS (Foto: Viviane Oliveira)

Com três pós-graduações na bagagem, ela está partindo em busca do Mestrado. A viagem é longa, mas não a assusta. Se for necessário, vai buscá-lo do outro lado do Atlântico. Afinal, acreditar é um verbo que conjuga desde cedo, e, dos sonhos, ela cria metas e as transforma em realidade.

E foi assim, acreditando até o fim, que Vanessa Lordello iniciou sua história em Farmanguinhos: ingressou na unidade em 2012, numa das últimas convocações do concurso público de 2010, hoje, atua num setor extremamente estratégico para a sustentabilidade institucional. Praticidade é um traço de sua personalidade. Estudou Farmácia por se identificar com as disciplinas e por haver um mercado interessante a sua espera.

“Tinha pelo menos quatro ou cinco frentes para eu seguir nessa área, como, por exemplo, drogaria, manipulação, indústria, alimentos e análise clínica. Então, optei por estudar mais um ano e me formar em Farmácia Industrial”.

Faz amigos por onde passa. Foi assim no Planejamento Logístico (Arquivo pessoal)

Além da graduação, a servidora possui três especializações: em Tecnologia Industrial Farmacêutica; em Gestão de Organizações de C&T em Saúde; e em Gestão da Assistência Farmacêutica.

Quem a vê transitando não imagina o tamanho da experiência que Vanessa acumula no campo da assistência farmacêutica. Ela atuou tanto na indústria, quanto na ponta do processo, isto é, no contato direto com o público.

“Trabalhei bastante tempo em drogarias. Atuei também em uma indústria de terceirização de embalagens (farmacêuticas) e, por último, trabalhei em uma empresa de pequeno porte de produtos fitoterápicos”, explica.

Com todo esse conhecimento, a servidora iniciou sua trajetória institucional no antigo Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF). Passou um período no Planejamento Logístico, depois retornou ao setor de origem. Atualmente, Vanessa Lordello é responsável pela Divisão de Assistência Farmacêutica, área vinculada ao recém-criado Centro de Empreendedorismo e Assistência Farmacêutica (CEAF).

Abastecimento do SUS – “Os principais desafios neste setor são garantir o abastecimento do SUS e promover novas parcerias nacionais e internacionais, apesar de toda essa instabilidade política e econômica que o país atravessa”, frisa.

A servidora explica que o objetivo do CEAF é contribuir para a sustentabilidade de Farmanguinhos por meio de novas parcerias e projetos. Para alcançar os resultados esperados, a área realiza o acompanhamento da estratégia comercial, acordos e condições de venda.

“Monitoramos também o serviço de aquisição de medicamentos a partir de demandas envolvendo PDP (Parcerias de Desenvolvimento Produtivo) e fazemos acompanhamento dos contratos de distribuição para o Ministério da Saúde. Fazemos ainda prospecção de necessidades dos estados, municípios e organismos sem fins lucrativos, de modo a contribuir para a promoção da saúde pública por meio da distribuição de medicamentos”, destaca.

De volta às origens: Vanessa Lordello com a atual equipe do Centro de Empreendedorismo e Assistência Farmacêutica (Foto: Alexandre Matos)

Essência profissional – Retornar à área de origem é reencontrar a essência profissional.

“Eu gostava de trabalhar em outro setor, mas este aqui tem mais a ver com a minha formação. Além disso, é interessante lidar com o Ministério e ver a ponta da cadeia. Para dar a resposta final (entrega dos medicamentos), que é o que eu acompanho, preciso me relacionar com quase todos os setores de Farmanguinhos. Precisamos sempre informar ao Ministério qual a previsão de entrega dos medicamentos. Portanto, de certa maneira, acompanhamos a produção quase que de ponta a ponta”.