Farmanguinhos vem usando sua capacidade de resiliência para superar os desafios, continuar sendo uma referência na produção pública de medicamentos e seguir contribuindo para a saúde da população. Num cenário cada vez mais globalizado, uma das estratégias vem sendo articulada pelo Centro de Empreendedorismo e Assistência Farmacêutica (CEAF): a busca por novas parcerias a fim de promover a expansão do acesso a medicamentos nos âmbitos nacional e internacional.

O CEAF é integrado por oito profissionais. A partir da esquerda: Tereza Santos, Paulo Casar Oliveira, Eliane Bispo, Renato França, Lívia Lins, Marcos Targino, Vanessa Lordello e Fernando Dias da Silva (Foto: Tatiane Sandes)

Concebido no ano passado, o CEAF absorveu as atividades do antigo Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) e, a elas, agregou ainda uma nova frente de trabalho com vistas a parcerias e abertura de negócios externos. Desta forma, está organizado em Divisão de Assistência Farmacêutica e Divisão de Mercado e Relações Internacionais. Trata-se de uma equipe multidisciplinar, com oito profissionais no total, incluindo a coordenadora Tereza Santos. Eles são responsáveis por todos os programas de Assistência Farmacêutica de Farmanguinhos: Endemias Focais; Tuberculose; Oncológico; Imunossupressão; Hiperfosfatemia; IST/Aids e Hepatite virais, além do Programa de alimentação e nutrição e de Tratamento de Influenza.

O compromisso de integrar crescimento sustentável como parte indispensável de nosso modelo de negócios vai gerar vendas maiores – Tereza Santos

A Divisão de Assistência Farmacêutica atua no acompanhamento da estratégia comercial, acordos e condições de venda; serviço de compras dos medicamentos para entrega de toda a demanda (PDP) solicitada pelo Ministério da Saúde; no acompanhamento da validade dos produtos em estoque. Participam do processo pós-venda, a partir da interação com o SAC para monitoramento de eventuais desvios e reposição de medicamentos. Atuam ainda na prospecção de necessidades dos estados e municípios, bem como de organismos sem fins lucrativos.

Já os colaboradores lotados na Divisão de Empreendedorismo e Relações Internacionais trabalham na prospecção e monitoramento de novos mercados, produtos e serviços, com vistas à venda de medicamentos, parcerias e acordos. Com uma visão voltada para exportação de medicamentos, eles acompanham licitações da OMS, OPAS e Unicef e buscam financiamentos por meio de projetos e programas específicos.

“O compromisso de integrar crescimento sustentável como parte indispensável de nosso modelo de negócios vai gerar vendas maiores enquanto reduz custos e riscos”, frisa a coordenadora do CEAF, Tereza Santos

Primeiros resultados – Essa observação é extremamente importante, principalmente porque a crise econômica e a severa restrição orçamentária na saúde exigem grandes esforços da instituição para captar parcerias e prospectar novos negócios. Sob esse aspecto, o novo setor já tem apresentado alguns resultados.

Em uma iniciativa do CEAF, o diretor Jorge Mendonça e a coordenadora da área, Tereza Santos, participaram de reuniões no Ministério da Saúde e órgãos de saúde pública do Peru. Os encontros fizeram parte do plano de prospecção de novas oportunidades de negócios (Foto: arquivo)

No fim do ano passado, por exemplo, o diretor Jorge Mendonça e a coordenadora da área, Tereza Santos, participaram de reuniões no Ministério da Saúde e órgãos de saúde pública do Peru. O objetivo foi prospectar oportunidades de negócios para distribuição de medicamentos para aquele país, bem como formalizar parcerias para troca de experiências em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e produção.

“O CEAF visa a ampliação do acesso aos medicamentos, no âmbito nacional e internacional, promovendo novas parcerias e negócios de sucesso, almejando a sustentabilidade de Farmanguinhos”, ressalta a servidora.

Desafios – O CEAF é uma área nova que absorveu atividades existentes e vem implantando outras inéditas, até então, na unidade. Portanto, muitos são os desafios pela frente. Um deles, segundo a coordenadora, é desenvolver internamente um compromisso com a sustentabilidade de Farmanguinhos, ou seja, responder com compromisso às novas demandas por medicamentos tanto no Brasil como em outros países. “Nós temos atuado estrategicamente em negociações de parcerias internacionais e, também, em acordos de cooperações nacionais”, ressalta.

Assim como diz a teoria evolucionista, a este cenário desafiador sobreviverão aqueles que melhor se adaptarem. Numa leitura atualizada, diante das novidades decorrentes do avanço tecnológico e da mudança do perfil epidemiológico da sociedade, Farmanguinhos vem se esforçando para evoluir e buscar novas oportunidades de negócios. É com essa premissa que o CEAF vem trabalhando e conta com todo o apoio institucional para obter êxito em sua missão.