Farmanguinhos divulga resultados sobre resíduos descartáveis. O Instituto encaminhou mais de 330 toneladas de resíduos para reciclagem nos últimos quatro anos

Nesta sexta-feira (17/05) é comemorado o Dia Internacional da Reciclagem. Para celebrar a data, o Centro de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental (CSTGA) de Farmanguinhos, antiga GSMS, divulga os resultados dos resíduos recicláveis encaminhados pela unidade, nos últimos quatro anos. Neste período, foram encaminhadas mais de 330 toneladas de materiais, tais como ferro, plástico, papel, papelão, vidro, bateria e alumínio, para as associações e cooperativas de catadores, conforme mostra o gráfico abaixo:

Integrante do Programa de Coleta Seletiva Solidária, a Instituição recolhe todos os resíduos recicláveis da unidade e destina à Cooperativa de Catadores, conforme instituído no decreto 5940/2006, gerando renda para esse público e evitando o descarte inadequado desses resíduos no meio ambiente. Além disso, também participa da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.

Com isso, o Instituto promove diversas ações em prol da preservação do meio ambiente, como a promoção da reutilização das garrafas pets como vasos para o plantio de temperos caseiros, a substituição dos copos descartáveis por canecas ou garrafas reutilizáveis, bem como a coleta seletiva dos resíduos gerados na unidade e de medicamentos em desuso para que tais materiais tenham o seu descarte adequado.

O CSTGA aproveita a ocasião para, além de apresentar os números, ainda fazer um alerta para um dos maiores problemas em relação à contaminação do Meio Ambiente: o plástico, que está inserido no nosso cotidiano, oferecendo praticidade e comodidade, como os copos e talheres descartáveis e as garrafas pets.

“A poluição plástica é um dos maiores desafios ambientais do nosso tempo, com estatísticas mostrando que haverá mais plástico nos oceanos do que peixes até 2050. Para mudar o futuro, cada um precisa fazer a sua parte”, ressalta Denise Barone, gerente do CSTGA.

Sobre o Dia Mundial da Reciclagem – A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para promover a reflexão sobre questões ambientais e a forma de consumo.