Durante o evento, Dra. Núbia Boechat apresentou as contribuições científicas de Farmanguinhos para a saúde pública e ressaltou o papel da VDEPI neste processo

Na última quinta-feira (22/8), o Departamento de Educação lançou oficialmente os Programas de Pós-graduação Acadêmico e Profissional de Farmanguinhos (PPG). Na ocasião, a vice-diretora de Educação, Pesquisa e Inovação, Núbia Boechat, abordou as contribuições científicas de um Laboratório Farmacêutico Público a partir do trabalho desenvolvido pela Unidade, especialmente através da atuação da sua área.

Vice-diretora de Educação, Pesquisa e Inovação, Núbia Boechat, diretor Jorge Mendonça, coordenadora de Pós-graduação da Fiocruz, Maria Cristina Guilam e a coordenadora do Departamento de Educação de Far, Mariana Souza. (Foto: Viviane Oliveira)

O evento foi realizado no auditório da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), e contou com a presença do diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça, da coordenadora de Pós-graduação da Fiocruz, Maria Cristina Guilam, da coordenadora do Departamento de Educação de Far, Mariana Souza, dos coordenadores dos programas de Pós-graduação, Elaine Rosas (Acadêmico) e Jorge Magalhães (Profissional), e de alunos dos cursos oferecidos pela unidade.

Mariana Souza durante a abertura do evento. (Foto: Viviane Oliveira)

“Hoje estamos celebrando uma nova fase do processo educativo, não só em Farmanguinhos, mas na Fiocruz como um todo.  Há algum tempo perguntava-se: Por que fazer educação dentro de uma fábrica? Mas nós não somos uma fábrica comum. Temos uma área de pesquisa com profissionais competentes, experientes e reconhecidos internacionalmente por suas habilidades em descobrir, desenvolver e inovar quando o assunto é fármacos e medicamentos. Por que guardar tanto conhecimento se podemos democratizá-lo e fortalecer o SUS através do desenvolvimento do Complexo Econômico da Saúde? Os dois cursos, cada um de uma forma mas sempre de maneira complementar, formarão profissionais capazes de pavimentar estradas que ligam a bancada e a prateleira.  Agora a pergunta não é mais por que fazer educação numa fábrica, mas quanto cabe de educação no frasco?”, destacou Mariana Souza.

Maria Cristina Guillam destacou o papel da Fiocruz na área de educação. (Foto: Viviane Oliveira)

Maria Cristina enalteceu o papel da Fiocruz na área de educação e também a conquista pelo Doutorado Profissional. “A Fiocruz é uma instituição que se preocupa com a cidadania, com os valores éticos que percorrem toda a nossa área de educação. Tenho muito orgulho em acompanhar Farmanguinhos ao longo dessa trajetória, de ver de perto a construção desse doutorado profissional que é uma pedra preciosa, uma jóia rara, no nosso sistema de pós-graduação. Pouquíssimas propostas foram aprovadas na CAPES e nós tivemos a honra, aqui na Fiocruz, de ter duas aprovadas – a de Farmanguinhos e a do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz/Pernambuco), na área de saúde coletiva. Para a Coordenação Geral de Educação é um prazer enorme presenciar essas iniciativas”.

Jorge Mendonça ressaltou a importância do Programa em sua formação profissional. (Foto: Viviane Oliveira)

Jorge Mendonça preconizou a atuação do Departamento de Educação de Far, além de evidenciar a importância do Programa em sua formação profissional: “Sou uma pessoa formada na casa e por profissionais da casa. Estar aqui hoje é uma dupla felicidade. Por ver que novas pessoas vão ter a mesma chance que eu tive no passado e que poderão construir novas fronteiras, novos caminhos, mesmo com todos os desafios devido ao momento difícil em que o país se encontra”.

Núbia Boechat apresentou as contribuições científicas de Far para a saúde pública. (Foto: Viviane Oliveira)

Durante a palestra, Núbia Boechat apresentou as colaborações científicas de Farmanguinhos para a saúde pública a partir dos trabalhos desenvolvidos pela VDEPI, expondo as atividades desempenhadas pela área, seus resultados e, especialmente, as principais conquistas obtidas pela Educação. Dentre elas, as dissertações que trouxeram soluções para situações vividas no cotidiano da Unidade, como as dos servidores Cristina Guedes e Denilson Bastos, 10º lugar no Prêmio de Inovação da Fiocruz e que continha propostas voltadas para o Departamento de Logística, e Alessandra Esteves, que implementou uma nova metodologia trazendo transparência e diálogo entre as áreas envolvidas nos projetos de PDP.

“A VDEPI é um aglomerado de atividades técnico-científicas, dentro de um laboratório farmacêutico público, com importantes contribuições. A área de Educação é protagonista na formação de recursos humanos no segmento farmacêutico do estado do Rio de Janeiro”, conclui.

Coordenadores dos programas de Pós-graduação, Elaine Rosas (Acadêmico) e Jorge Magalhães (Profissional), diretor Jorge Mendonça, vice-diretora de Educação, Pesquisa e Inovação, Núbia Boechat, e a coordenadora do Departamento de Educação de Far, Mariana Souza. (Foto: Viviane Oliveira)

Clique aqui e confira mais informações sobre os Programas.