Farmanguinhos assume a distribuição do Entricitabina+Tenofovir, usado na Profilaxia Pré-exposição ao HIV

A partir de agora, Farmanguinhos assume todo o processo produtivo do Entricitabina+Tenofovir, antirretroviral usado na Profilaxia Pré-exposição ao HIV – PrEP (Foto: André Nogueira)

A partir deste mês, Farmanguinhos assume a distribuição de Entricitabina + Fumarato de Tenofovir Desoproxila, usado para Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP). O antirretroviral é fruto de uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre a unidade e a indústria nacional Blanver, que tem como premissa a garantia do abastecimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta primeira remessa, Farmanguinhos enviou mais de um milhão de unidades farmacêuticas para o Ministério da Saúde para serem distribuídas aos estados, de acordo com a necessidade de cada unidade federativa. No total, serão remetidas 2,2 milhões até o final deste ano.

Trata-se de um esquema de prevenção à infecção por HIV, que consiste no uso diário de um comprimido composto por dois princípios ativos (Entricitabina e Tenofovir), que funciona como uma espécie de barreira química contra o vírus. Essa profilaxia parte da estratégia combinada, ou seja, quem utiliza não deve abrir mão do uso de preservativos.

A coordenadora de Desenvolvimento Tecnológico de Farmanguinhos, Alessandra Esteves, enfatiza que a produção no Instituto é fundamental para garantir o abastecimento da rede pública de saúde incluída no programa, além de colaborar com a ampliação dessa iniciativa para todo o país. “A PDP firmada garante o abastecimento do SUS, uma vez que a produção é realizada em território nacional pelo laboratório público. Ao final dos cinco anos da parceria, a produção passa a ser inteiramente realizada por Farmanguinhos”, destaca.

Referência mundial – Além de oferecer acesso universal aos antirretrovirais, o Brasil adotou a PrEP como política pública, disponibilizando mais uma opção de prevenção à infecção pelo vírus. O país foi pioneiro na América Latina ao aderir a terapia no início do ano passado.

Desta forma, Farmanguinhos reafirma sua parceria estratégica com o Ministério da Saúde e reforça o seu compromisso com a saúde pública brasileira, oferecendo cobertura tanto ao tratamento da doença como na prevenção à infecção por HIV.