Além da imunização, a população terá acesso a serviços de saúde e sociais, tais como emissão de documentos e cadastro no bolsa família

No próximo sábado (19/10), o instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) vai imunizar crianças da Cidade de Deus contra sarampo, rubéola e caxumba. O evento integra as ações do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, que, neste ano, ocorre até 30 de novembro. Nesta data, especificamente, a vacina será exclusivamente para a faixa etária de seis meses a cinco anos incompletos. A ação faz parte do tradicional Fiocruz pra Você, que será realizado das 8h às 17h, no Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM), localizado em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.

Além da aplicação da vacina tríplice viral, ao longo do dia será realizada uma grande ação de cidadania para crianças e adultos da Cidade de Deus, uma das principais comunidades do Rio, com mais de 10 mil famílias em situação de pobreza, 50% das quais vivendo com até 89 reais por mês.  Além da extrema pobreza, essa população enfrenta o crescimento desenfreado e alarmante da violência e a falta de acesso a serviços essenciais, tais como saúde e educação.

Neste sentido, durante todo o sábado, haverá aferição de pressão arterial, medição de glicose, além de oficinas e atividades voltadas para educação em saúde e orientação lúdica sobre higiene. Durante o evento, haverá cadastro reserva para Balcão de Emprego e Jovem Aprendiz, agendamento Carteira de Trabalho e matrícula na rede de ensino, além de cadastramento de moradores no programa Bolsa Família.

Oficinas e atividades culturais – Após a vacinação, os pequenos campeões participarão de um bate bola com os jogadores do Fluminense, que distribuirão brindes e autógrafos. Além disso, a equipe do Sesc promoverá atividades integrativas com brincadeiras populares, oficinas esportivas de Badminton, jogos gigantes, mini tênis e frisbee. Crianças e adultos poderão participar de teatro circense e infantil, além de curtir boa música com o coral Vozes e Sons de Far, formado por trabalhadores da instituição. Clique aqui e confira a programação completa.

Parceiros e voluntários – O Fiocruz pra Você começou no campus Manguinhos, 1994. No Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM), o evento é realizado desde 2005. Trata-se de uma grande festa da democracia, em que a instituição abre as portas para a comunidade graças à participação dos trabalhadores, como voluntários, e à presença dos parceiros, que oferecem serviços para a população da Cidade de Deus. Este ano, Farmanguinhos conta com a parceria de Sesc Rio, Territórios Sociais, Fluminense, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, Secretaria Municipal de Saúde, Detran, Sebrae-RJ, Fundação XIII, Grupo Alfazendo e Associação Sementes da Vida (Asvi).

 

Serviço: Fiocruz pra Você 2019

Data: 19 de outubro

Horário: 8h às 17h

Local: Complexo Tecnológico de Medicamentos – Avenida Comandante Guaranys, 447, Jacarepaguá

Contatos: Assessoria de Imprensa (3348-5166/5083/5347)