Simone ministrou curso de auriculoterapia para os profissionais da Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic)

São 33 anos de Fiocruz. No início, o trabalho era administrativo, depois ela atuou na comunicação visual, até se apaixonar pela fisioterapia e ver que ajudar ao próximo seria não só o seu trabalho, mas um estilo de vida. A servidora Simone Fontes, do Departamento de Gestão de Saúde do Trabalhador (DGST), se encantou com o quanto a fisioterapia transformava a vida das pessoas e ao se aprofundar nas terapias alternativas para complementar os tratamentos, percebeu como a prevenção e qualidade de vida podem ser utilizadas para o bem-estar dos profissionais dentro das empresas e, ainda, levou os ideais para sua vida e família.

Participação no 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, em março, no Rio de Janeiro.

Quando ingressou, em 1987, no Instituto Fernandes Figueira (IFF / Fiocruz), Simone foi auxiliar administrativa nos Departamentos de Engenharia, Administração e, posteriormente, de Tecnologia e Desenvolvimento. Como cursava a faculdade de Desenho Industrial, a funcionária também trabalhou com comunicação visual no IFF.

Ao ver o desenvolvimento de uma criança, que fazia reabilitação, Simone decidiu mudar totalmente de área e deu início à fisioterapia, com o intuito de reabilitar pessoas e melhorar a qualidade de vida. A profissional logo em seguida se especializou em Pilates e em Reeducação Postural Global (RPG).

“A Fiocruz me deu isso de presente. Era da comunicação, atuava na elaboração de materiais gráficos em saúde. Fui sendo guiada para me encontrar dentro da saúde e das terapias alternativas. Acredito que nada acontece por acaso e sou grata do quanto pude crescer e me desenvolver”, lembrou.

Sempre disposta a conhecer novos caminhos, Simone foi iniciada em Reiki, uma Prática Integrativa e Complementar (PICS), que foi incluída em 2017 na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Sistema Único de Saúde. Inicialmente, a técnica japonesa seria para uso pessoal, para promover bem-estar, serenidade e harmonizar a energia do corpo, mas ao longo do tempo, ela pode expandir e tornar profissional. Simone fez também outros cursos de capacitação em terapias holísticas, como aromaterapia, alinhamento energético, leitura de aura e florais de Bach.

“Acredito muito nessas terapias para a prevenção de doenças e melhorar a qualidade de vida. Pensamos no tratamento da pessoa como um todo e não só de um ponto específico. Utilizamos o conhecimento tradicional, aprendizados de culturas milenares e embasamentos científicos”, explicou a servidora.

A meditação foi uma das atividades da Sipat 2018, que aconteceu em Manguinhos e no CTM

Trajetória em Farmanguinhos – Em 2010, Simone iniciou em Farmanguinhos, realizando senso de ergonomia com cada profissional, para levantar necessidades e prevenir enfermidades, no Centro de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Em 2012, a servidora se uniu ao Núcleo de Promoção de Saúde, que levava meditação para as escolas públicas e em alguns eventos internos, como na Semana de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat).

Pelo grande interesse em fitoterápicos e no aprendizado que as culturas populares podem oferecer com a biodiversidade brasileira, Simone participou da Especialização em Gestão e Inovação em Fitomedicamentos, de Farmanguinhos. Já com a expertise das práticas, a especialista direcionou o objeto de estudo do trabalho de conclusão para o assunto e o tema foi “A contribuição das PICS para a promoção da saúde”.

Conclusão do TCC da Especialização em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos, realizada em Farmanguinhos

Outra especialização em andamento é a de acupuntura, com previsão de conclusão para junho de 2020.

Simone recebeu, em 2018, uma proposta para atuar no Programa de Terapias Integrativas e Complementares do DGST, e poder trabalhar com aurilocuterapia, acupuntura e reiki e inserir a prática do RPG, para oferecer aos profissionais.

“É um sonho poder englobar o reiki e o RPG às práticas já existentes. O departamento é muito atuante, unido e está sempre focado em oferecer o melhor aos funcionários. Teremos mais ferramentas para trabalhar com tratamentos para o corpo e a mente da nossa força de trabalho, que trarão muitos benefícios pessoais e profissionais”, destacou.

“Faço de tudo para cuidar do corpo, da mente e do espírito. Sou otimista, apaixonada pelo Universo e acredito no que eu faço. É claro que tenho problemas e, às vezes, tenho que cuidar mais de um lado, que pede mais atenção”, afirma Simone.

Sempre com alto astral, a profissional compara os altos e baixos da vida, com um malabarismo de pratos, onde com jogo de cintura e paciência, tem que cuidar e dar mais velocidade ao prato que está perdendo o ritmo em determinado momento. Assim, ela se reinventa, se renova e, com muito êxito, consegue pôr em prática o propósito de auxiliar na reabilitação, desenvolvimento e bem-estar das pessoas.