Após auditoria, unidade garante a certificação no Sistema de Gestão Ambiental – SGA implementado

Farmanguinhos conquistou a manutenção da certificação ISO 14001 / 2015, sem apontamento algum de não-conformidade. A equipe do Centro de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental (CSTGA) recebeu o auditor da British Standards Institution (BSI) e após quatro dias de auditoria, verificou-se que o sistema de gestão ambiental está em pleno funcionamento e de acordo com os capítulos da norma certificada.

Na reunião de encerramento, ocorrida em 24/10, o diretor Jorge Mendonça parabenizou e agradeceu o trabalho dos profissionais envolvidos. “O melhor trabalho é aquele que é em equipe, de maneira coletiva, participativa. Mais importante do que a certificação é a nossa prática. E aqui temos uma prática ambiental sólida e consistente. O nosso Núcleo de Tecnologia Ambiental (NTA) deve ser um sonho para muitas empresas e nós conseguimos analisar nosso efluente aqui e cuidar do ambiente”, afirmou.

Nesta auditoria de manutenção somente algumas áreas da instituição são obrigatórias, entre elas produção e alta direção. As áreas que não foram auditadas serão avaliadas nas próximas manutenções. Arlindo Linhares, auditor da BSI, explica que o critério que utiliza é o de amostragem e que estando de acordo, segue adiante nas próximas etapas. Segundo ele, além de seguir a lei, o sistema tem que estar conforme a norma.

Responsável pela área de Segurança do Trabalho, Roberto Lopes, chefe do Meio Ambiente, Luciane Alves, gerente do CSTGA, Denise Barone, diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça, auditor da BSI, Arlindo Linhares, e a chefe de gabinete, Vânia Buchmuller. / Foto: Viviane Oliveira

Linhares ressaltou o trabalho que é feito na unidade. “Parabenizo por esse êxito na auditoria. Nota-se o comprometimento da alta direção e dos que trabalham no gerenciamento do sistema. A cada auditoria feita aqui, as sugestões e observações de melhoria são anotadas e colocadas em prática. É uma satisfação muito grande ter a sensação agradável de agregar ao sistema da instituição”, destacou Linhares.

A gerente do CSTGA, Denise Barone, falou do trabalho em conjunto e de fomentar a conscientização ambiental. “É uma conquista de todos. Contamos com toda equipe, com várias áreas que estão comprometidas e com o apoio da alta direção. É muito mais do que atender a norma. Temos o aprendizado, e pensar em multiplicar cidadãos com visão ambiental ampliada de forma a busca de soluções para os problemas ambientais que podemos causar se não tivermos os cuidados necessários para a proteção ao Meio Ambiente que vivemos. Devemos pensar que precisamos que as gerações futuras sejam mais conscientes no cuidado com o meio ambiente”, lembrou Denise.

A Chefe de Meio Ambiente, Luciane Alves, agradeceu o comprometimento de toda equipe além de reforçar a importância de ações conjuntas com as diversas áreas do campus, afim de atendermos os requisitos normativos e termos um sistema de gestão ambiental efetivo na unidade.

Equipe do CSTGA que acompanhou a auditoria e áreas envolvidas nas principais atividades de execução, com diretoria e auditor da BSI / Foto: Viviane Oliveira