Profissionais de 11 unidades conhecem área fabril do CTM para a disciplina Complexo Econômico Industrial da Saúde

Farmanguinhos recebeu visita técnica dos mestrandos da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), que juntamente com o coordenador e professor da disciplina Complexo Econômico Industrial da Saúde, Carlos Gadelha, tem conhecido de forma mais aprofundada as unidades da Fundação, a fim de pensar o fortalecimento do Sistema Fiocruz como um todo. O grupo, formado por profissionais de 11 unidades, inclusive dois servidores que atuam em Farmanguinhos, pode conferir uma apresentação ministrada pelo diretor Jorge Mendonça e visitar a área fabril do CTM.

Mendonça destacou as áreas de atuação, linhas de pesquisa, principais números de gestão e da força de trabalho e ressaltou a importância estratégica que a unidade exerce para o país. “Atualmente, somos o maior contrato de fornecimento para o Ministério da Saúde no ramo de IST/Aids, fruto de uma PDP que começou em 2013 para o desenvolvimento de um medicamento em dose fixa combinada, e que hoje é a maior demanda para tratamento de pessoas que vivem com o vírus HIV. Isso levou não só Farmanguinhos a se desenvolver, com uma grande reforma na fábrica, mas também muitas farmoquímicas, que nos fornecem os Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA), sendo mais de 50% do faturamento oriundos da demanda de Farmanguinhos. Isso comprova que a política de Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) pode ser exitosa quando bem realizada”, esclareceu o diretor.

Carlos Gadelha, que já possui uma parceria antiga com a unidade, lembrou de muitos momentos vividos juntos, agradeceu a receptividade da Direção e explicou o intuito da visitação. “Em nossa disciplina, cada um dos alunos vai elaborar um projeto de melhoria dentro da Fiocruz. E é muito mais rico conhecermos o sistema como um todo no dia a dia com os problemas e melhorias. É uma oportunidade única de conhecermos Farmanguinhos, que todo mundo pensa que conhece, mas não conhece realmente”, argumentou o professor.

Os alunos puderam fazer algumas perguntas ao diretor, principalmente sobre todo o processo de implantação do ERP SAP, sistema almejado por muitas unidades, porém de alta complexidade para implantação, e Far se destaca pela conquista que, há quatro anos, introduziu de forma integrada para toda a gestão.

O vice-diretor de Gestão do Trabalho (VDGT), André Cordeiro, recebeu os visitantes e Ana Paula Rocha, do Núcleo de Formação Profissional (VDGT), foi responsável por programar e acompanhar o grupo. Os mestrandos puderam visitar toda a área fabril do CTM, conhecendo as etapas de produção e os novos espaços, destinados aos medicamentos de PDP, tais como o tacrolimo e o pramipexol.

A turma ainda fará visitas a Bio-Manguinhos e ao Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz).