Eleito um dos cientistas mais influentes do mundo, Marcus Vinicius Nora de Souza acaba de lançar livro em inglês baseado em exercícios que ensinam a construir os diferentes tipos de fármacos

O pesquisador de Farmanguinhos Marcus Nora, eleito recentemente com um dos cientistas mais influentes do mundo pelo Journal Plos Biology, a partir de um estudo conduzido pela Universidade de Stanford, lança o livro “Exercises in Organic Synthesis Based on Synthetic Drugs” pela editora Bentham Books.

A obra é composta por uma série de exercícios que ensinam, de maneira racional e metódica, como construir os diferentes tipos de fármacos, utilizados para os mais variados tipos de doenças. Dividido em tópicos e com exercícios de distintos graus de dificuldade, a publicação possibilitará ao leitor um melhor domínio da Síntese Orgânica, ramo da química essencial na obtenção e na produção de fármacos, que são a principal substância dos medicamentos, responsável pelo efeito terapêutico.

Segundo Marcus Nora, a proposta do livro é ampliar a discussão e o acesso a essa temática, já que são poucas as obras que abordam o assunto, principalmente no Brasil. Além disso, a intenção também foi buscar divulgar e motivar os alunos a se interessarem pela área da Síntese Orgânica.

“A ideia de escrevê-lo surgiu da vontade de contribuir para esse tema e poder alcançar estudantes e profissionais do Brasil e de outros países. Por esse motivo a obra foi elaborada em inglês, pois a grande maioria da literatura científica é produzida nesse idioma e isso facilita a propagação do conteúdo”, explica.

Sobre o autor – Marcus Vinicius Nora de Souza desenvolve pesquisas na área de Química Medicinal e lidera o Laboratório de Síntese de Substâncias de Combate a Doenças Tropicais de Farmanguinhos, onde elabora estudos sobre Tuberculose, Malária, Leishmaniose e Doença de Chagas, além de processos sintéticos baseados em química verde. Este é o terceiro livro do autor, que já escreveu uma obra em português sobre a Síntese Orgânica e outra em inglês, sobre Tuberculose.