Com votação expressiva, o atual diretor do Instituto foi reeleito com 96,4% dos votos válidos

Os servidores do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) reelegeram o atual diretor da unidade para mais um mandato de quatro anos (2021-2025). Mesmo com candidatura única, os eleitores foram às urnas para fortalecer o processo democrático e ratificar a gestão de Jorge Mendonça com 96,4% dos votos.

Segundo o diretor, a reeleição é um sinal de confiança no trabalho realizado em sua primeira gestão e também da união de esforços em favor do Instituto.

“Com resiliência e muita dedicação, superamos muitos desafios nestes últimos quatro anos. Isso só foi possível porque nos mantivemos unidos. O resultado das urnas demonstra a confiança e a aprovação do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo desses últimos anos”, destaca.

Com o slogan “Unidos para Avançar”, Mendonça desenvolveu sua plataforma de campanha baseada nos eixos Estratégia, Processos e Pessoas. Confira abaixo as principais ações previstas em cada eixo.

Estratégia: implementar novo processo de Gestão Estratégica de Farmanguinhos; revitalizar a fábrica e as Utilidades (adequação à RDC Anvisa 301/2019) e prosseguir com plano de sustentabilidade institucional.

Processos: fortalecer a cultura de gerenciamento de processos de negócios; estimular a análise do ambiente competitivo, transformando o resultado de P&D em produto para o mercado e fortalecer a administração perante os órgãos de controle interno e externo.

Pessoas: desenvolver o capital intelectual com capacitações para especialização da força de trabalho; preparar para a transformação digital em direção à Indústria 4.0 e interagir com as plataformas tecnológicas da Fiocruz.

O diretor ressalta que suas propostas se baseiam no que a Unidade pode cooperar para a saúde pública brasileira.

“Farmanguinhos pode fazer mais porque tem ótima infraestrutura, dentre os laboratórios públicos e privados, e profissionais com excelente nível técnico. Manter esse compromisso com os nossos colaboradores, com a sociedade e com o SUS, me motiva a prosseguir”, enfatiza Mendonça.

Perfil – Jorge Souza Mendonça é formado em Farmácia Industrial e mestre em Química Orgânica pela UFRJ. Possui MBA em Gestão Industrial pelo Grupo de Produção Integrada da COPPE/UFRJ. Ingressou na Fundação em 1989, como bolsista. Tornou-se servidor técnico em 1996. Em 2002, foi aprovado em seu segundo concurso, assumindo o cargo de Tecnologista. No ano seguinte, assumiu a chefia do Departamento de Síntese Orgânica, concomitantemente com a Assessoria Executiva da unidade. Em 2011, tornou-se vice-diretor de Gestão Institucional e fez parte do Conselho de Curadoria da Fundação de Apoio à Pesquisa da Fiocruz. Foi eleito diretor de Farmanguinhos em 2017 e conselheiro fiscal da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob). Em 2018, tornou-se vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina). Neste ano, Jorge Mendonça completou 32 anos de trajetória em Farmanguinhos.