Vinte grafiteiros deixaram o colorido de suas obras em 250m² de muro na Avenida Comandante Guaranys, via de acesso ao Instituto. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura do Rio, da comunidade e do comércio local

No último domingo (22/8), o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) promoveu o Mutirão Cultural Arte e Grafismo. A intervenção urbana aconteceu na Av. Comandante Guaranys, via que dá acesso ao Complexo Tecnológico de Medicamentos da unidade (CTM), em Jacarepaguá. Com o tema saúde, esporte e lazer, 20 grafiteiros deixaram o colorido de suas obras nos 250m² de muro da empresa GB logística, parceira da iniciativa e uma das financiadoras do projeto.

Com a curadoria dos artistas Leandro Ice e Nélio Fernando, a atividade contou com o som do Rap CDD para animar os grafiteiros durante a criação dos painéis. Devido à pandemia, o evento não teve presença de público. Mas, a comunidade e o comércio local, como a Casa de Material Pernambuco e as lojas Bill Mix e Alba Mix, encontraram uma outra forma de se engajarem na atividade, ofertaram o lanche dos participantes.

A ação faz parte do projeto “Se essa rua fosse minha”, desenvolvido pela Assessoria de Gestão Social de Farmanguinhos, e tem como objetivo transformar a área degradada pelo despejo irregular do lixo em espaço recreativo, beneficiando os moradores das comunidades locais (Cidade de Deus e Guaranys).

Esta é a segunda vez que a instituição promove esse tipo de atividade. Em 2019, quinze artistas participaram da criação de painéis em homenagem pelos 50 anos da Cidade de Deus. Na ocasião, foram pintados 350m² de muro, retratando origem da comunidade, personalidades, religiosidade, paisagens e vozes dos moradores. As obras tiveram a curadoria dos artistas plásticos Nélio Fernando e Rosalina Brito.

De acordo com a coordenadora da Assessoria de Gestão Social, Magali Portela, o tema escolhido remete ao próximo passo da iniciativa, que é tornar a área um espaço recreativo.

“O projeto está na reta final. Em breve, vamos entregar uma área de lazer para a comunidade. Estamos transformando esse território, que antes servia de descarte de entulho, em um ambiente que inspire e promova cultura, esporte, entretenimento e, consequentemente, saúde”, assinala.

Magali informa ainda que, para compor esse novo espaço, serão instalados jardineiras, bancos, mesas de jogos de tabuleiro, pingue-pongue e equipamentos de ginástica. Todos os materiais foram doados pela GB logística.

Miscelânea – Uma mistura de cores, sons, estilos, regiões, gerações. Essa diversidade integrou o time de artistas desta edição, composto por Lara, Lolly, Guida, Cynthia Aith, Klein, Maria Bira, Biel, Fábio, Andrews, Amora, Ilme, Riot, Tatão, T.Ago, Mac, Alien, Snow, Nobã, Fanac, Efixis e Nélio. Todos gratos pela oportunidade e com a mesma motivação para participar do mutirão: usar o trabalho como forma de aproximar a população mais pobre da arte.

“Fico agradecido em poder representar a arte de rua, segmento que eu atuo desde o final dos anos 90, nesta ação cultural e artística de revitalização do espaço”, destaca Nobã.

“Eu vim de Coelho Neto para participar deste evento lindo. Eu quis homenagear as mulheres negras e a união das pessoas negras através do UBUNTU. A minha arte foi uma forma de lembrar da nossa presença no território”, explica Cynthia Aith.

“Eu me sinto honrado em fazer parte deste evento e poder trazer um pouco da técnica 3D do grafite, onde eu crio uma arte de ilusão. É uma imagem mais aberta, para que cada pessoa possa olhar para a pintura e enxergar o que quiser nela”, salienta Efixis.

Para Leandro Ice, um dos curadores, a arte urbana quebra barreiras e gera acessibilidade.

“O grafite leva um pouco das políticas públicas para lugares que, muitas vezes, as pessoas não têm acesso à arte, à cultura, ao lazer e à educação”, observa.

União de esforços – Antes de o Mutirão acontecer, Farmanguinhos contou com o apoio da Subprefeitura de Jacarepaguá, da Comlurb, da Seconserva e da Gerência Executiva Local da Cidade de Deus, que realizaram a limpeza e preparação da área para receber a intervenção artística.

A iniciativa reforça o compromisso de Farmanguinhos na promoção da saúde, da qualidade de vida e da dignidade da população do entorno do Complexo Tecnológico de Medicamentos.

Confira as fotos do evento: