Durante o encontro, o servidor da Assessoria de Gestão Social, Jacob Portela, apresentou a atuação do Instituto nos trabalhos desenvolvidos na comunidade pelo Coletivo CDD

No dia 22 de julho foi realizada uma live interativa para marcar um ano do projeto “Painel Unificador Covid-19 nas Favelas”. Trata-se de uma iniciativa colaborativa, que reúne 24 coletivos periféricos e aliados da sociedade civil, para produzir dados sobre o impacto da pandemia nas favelas, devido à insuficiência de testes e dados públicos adequados sobre estes territórios. Além da exposição de novas informações e uma análise do atual cenário, os representantes dos coletivos apresentaram os trabalhos realizados em suas comunidades durante este período.

Um dos participantes do evento foi Jacob Portela, da Assessoria de Gestão Social de Farmanguinhos. Representando o Coletivo CDD, o servidor falou sobre as ações de prevenção à Covid-19 que são desenvolvidas pelo grupo na Cidade de Deus, localizada no entorno do Complexo Tecnológico de Medicamentos do Instituto, e que conta com o apoio institucional da unidade. Jacob ainda destacou que o coletivo surgiu a partir de uma pesquisa sobre o impacto da Covid-19 na localidade, realizada pelo Coletivo de Pesquisa Construindo Juntos.

“Foi a partir dos resultados da pesquisa que nasceu a ideia de juntar todas as entidades da Cidade de Deus e formar um coletivo para lançar a campanha chamada CDD Contra a Covid. Fizemos uma ação de conscientização sobre o uso das máscaras para reforçar a importância da prevenção. Recentemente, também colocamos uma placa na praça principal da comunidade com o número de casos e óbitos da favela para manter a população informada e conscientizada. Tem sido uma experiência muito rica”.

Outra unidade da Fiocruz que também apoia a iniciativa é o Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict). Renata Garcia, que atua no Laboratório de Informação em Saúde (LIS) e vem acompanhando o processo de criação do painel, explicou que seu setor realiza as análises dos dados para apoio aos releases quinzenais, bem como dá suporte na qualificação das delimitações de áreas de favelas e das clínicas de saúde da família. Com a unificação desses dados os gestores e as comunidades possuem um diagnóstico mais próximo da realidade e podem utilizar essas informações para medidas de enfrentamento da pandemia direcionadas de maneira mais adequada e exigir do poder público medidas mais acertadas.

A live também contou com a participação dos seguintes representantes comunitários e comunicadores:  Theresa Williamson  (Comunidades Catalisadoras – ComCat), Anna Paula Salles (Projeto A.M.I.G.A.S – Itaguaí),  Marcia Helena (Centro Comunitário do Raiz Vida de Vila Isabel – Morro dos Macacos), Douglas Heliodoro (Conexões Periféricas – Rio das Pedras), Fabio Leon (Fórum Grita Baixada – Baixada Fluminense),  Mariana Galdino (LabJaca – Jacarezinho),   Ana Leila (Centro Social Fusão em Jacutinga – Mesquita), Hugo Oliveira (SOS Providência),  Valdirene Militão (Frente de Mobilização da Maré); Tatiana Lima (comunicadora popular e colaboradora de comunicação do Painel) e Elisa Maria Campos (jornalista responsável pelos informativos do Painel).

Cerca de 500 pessoas assistiram à transmissão, realizada simultaneamente pelo Youtube, Facebook e Zoom.

Para saber mais sobre o evento, clique aqui.