Após 25 anos trabalhando na unidade, Adão Silva se despede para morar no Maranhão com a família. Sua trajetória inspiradora tornou-se um marco para a inclusão de PcDs na instituição

Uma nova página na carreira de Adão Silva, da Vice-diretoria de Gestão do Trabalho (VDGT), será escrita a partir de agora. Após 25 anos trabalhando em Farmanguinhos, o primeiro colaborador surdo da unidade se despede para ir morar no Maranhão e ficar mais próximo da esposa Vilma e da filha Yasmin, de apenas 1 ano e 7 meses. Ele deixa um legado na instituição e muitas lembranças e saudade para toda a força de trabalho.

Adão Silva foi o primeiro colaborador surdo da unidade

Adão quebrou barreiras, trocou conhecimento, acumulou experiência e ganhou o carinho, a admiração e o respeito dos seus colegas. Sua trajetória na unidade, iniciada em 1995, tornou-se um marco não somente pela inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) no Instituto, possibilitando o acesso desse grupo ao mercado de trabalho e a promoção da diversidade na cultura organizacional, mas principalmente por mostrar na prática que a comunicação excede as palavras e os sons e o quão transformadora pode ser essa interação.

“Farmanguinhos foi o meu primeiro emprego. Entrei aqui com 23 anos para trabalhar como auxiliar administrativo na Reprografia. Eu aprendi várias atividades, como tirar cópias, digitalizar documentos e fazer encadernação. Em 2013, comecei a trabalhar no setor administrativo do Departamento de Recursos Humanos. A partir dessa oportunidade, fui crescendo na empresa e me desenvolvendo profissionalmente. Minha surdez nunca foi um impedimento”, observa Adão.

Com mais de 25 anos na unidade, Adão atuou nos setores de Reprografia e RH.

Luciana Camilo (VDOP), uma das colaboradoras mais antigas, lembra da época em que Adão começou a trabalhar, ainda no campus Manguinhos.

“Nós ficamos nervosos no início, pois ele só sabia se comunicar em Libras e a gente não tinha conhecimento da Língua. Mas ele sempre foi muito antenado e curioso, dava sempre um jeito, e conseguia pegar as atividades com facilidade. Com isso, fomos nos adaptando e a comunicação foi fluindo. Ele me ensina Libras e me ajuda muito até hoje. Vejo que ele não mudou nada desde aquele tempo, continua sendo curioso, esperto, engraçado, prestativo e tagarela”, conta.

Ao lado do diretor, Jorge Mendonça (esquerda), e do vice-diretor de Gestão do Trabalho, André Cordeiro, Adão exibe o certificado que recebeu como homenagem da unidade

Reconhecimento da Direção – O diretor Jorge Mendonça entregou ao colaborador um kit institucional e um certificado em homenagem pelos mais de 25 anos de prestação de serviço na unidade, atuando como terceirizado em diferentes empresas.

“Farmanguinhos tem compromisso com a inclusão profissional e procuramos sempre oferecer as melhores condições de trabalho a esses colaboradores, escolhendo setores nos quais eles possam desenvolver aptidões e crescer como profissionais. No caso do Adão, eu o conheço há muitos anos, desde quando estávamos no campus Manguinhos, e sempre se destacou pelo comprometimento com o trabalho, proatividade e coleguismo. Adão é muito querido por todos e tenho certeza de que sentiremos falta dele aqui conosco. Por outro lado, estaremos torcendo muito pelo sucesso dele nessa nova etapa de vida”, ressaltou o diretor.

Adão exibe certificado em homenagem pelos mais de 25 anos de prestação de serviço na unidade

Trabalhando diariamente com Adão no mesmo setor, Tainá Marini (DARH/VDGT) reforça os atributos do colega e o seu profissionalismo.

“Conviver com o Adão por esses anos foi um enorme prazer. Quando cheguei a Farmanguinhos, ele me acolheu com tanto carinho, além de ser sempre paciente para me ensinar Libras e melhorar a nossa comunicação. Embora, muitas vezes, os sinais não fossem necessários, pois ele se expressa muito bem com olhares e gestos bastante compreensíveis. O seu jeito muito prestativo, divertido e esperto certamente ficará marcado em minha memória. Além de um ótimo colega de trabalho, ele é um excelente profissional”, revela.

Adão com a equipe de RH, setor onde trabalhou por mais de 10 anos.

Passando o bastão – Além de revolucionar a forma de comunicação e interação entre os trabalhadores da unidade, com o seu pioneirismo outros surdos passaram a fazer parte da equipe de colaboradores. É o caso de Laertti Carpenter (Departamento de Tecnologia da Informação) e Augusto Castro (Seção de Gestão de Documentos), que enalteceram a receptividade e a consideração com que foram recebidos pelo colega após serem admitidos.

Adão é uma referência para os surdos da unidade. Na foto, ele posa com os colegas Cristiano, Laertti e Augusto na entrada do campus CTM

 

Adão durante apresentação do coral na Sipat

Compromisso com a inclusão social – Falar em inclusão é falar de mudanças, de repensar concepções e abrir novos horizontes. Nesta perspectiva, ao longo dos anos, Farmanguinhos tem desenvolvido ações que corroboram para que a cultura organizacional e o ambiente interno sejam cada vez mais diversos, acolhedores e solidários. Mais do que contratar trabalhadores surdos, dando-lhes a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente, a unidade se preocupa em integrá-los nos eventos e programas institucionais, tais como: Fiocruz pra Você, Mãos de Far (cantando por meio dos sinais dentro do Coral Vozes de Far), Show de Talentos da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) e, ainda, dos cursos de capacitação e palestras. Algumas, inclusive, com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Adão com os colegas surdos e as intérpretes durante evento de carnaval

O engajamento com esta causa é tamanho que, recentemente, o Instituto promoveu uma capacitação em Libras a fim de ampliar a comunicação entre os colaboradores surdos e ouvintes da unidade. A primeira turma contou com a participação de 18 profissionais de áreas diversas e que atuam diretamente com os trabalhadores surdos. A partir disso, os alunos se tornaram multiplicadores, levando para os seus setores os conhecimentos adquiridos dentro de sala de aula, como também para suas vidas pessoais. O sucesso foi tão grande que haverá uma nova turma em breve.

Alunos da primeira turma do curso de Libras da unidade

 

Adão durante o evento Fiocruz pra Você

Após 25 anos trabalhando em Farmanguinhos e acompanhando todo o crescimento e progresso da unidade, Adão deixa ensinamentos, exemplos e muitas boas recordações para todos nós. Assim como a Direção, os colegas de trabalho também fizeram questão de homenageá-lo com a produção de um vídeo com depoimentos e imagens de momentos especiais do colaborador. Clique aqui e confira.

Adão com a equipe da Vice-diretoria de Gestão do Trabalho

“Agradeço por todo carinho. Vou sentir muita saudade daqui e também muita falta dos meus amigos e de tudo o que eu construí durante todos esses anos em Farmanguinhos. Somos uma família. Foi uma decisão difícil, mas eu quero estar mais perto da minha esposa e da minha filha. Estava muito ruim só vê-las por vídeo. Sou grato pela oportunidade que eu recebi e por tudo o que vivenciei. Estou feliz por esse reconhecimento. Muito obrigado”, agradeceu Adão.

 

Adão com os integrantes do Coral