Cofundadores da Rede Conexão Inovação Pública destacam desafios, faces e direcionamentos para a inovação, principalmente em rede, para criação de laboratórios nas organizações

“Os profissionais serão mesclados com várias habilidades e competências. Eles não serão de estratégia, ou inovação, ou projeto. Eles vão convergir em um único propósito, que é simplificar para gerar valor público”, apontou Antônio Cordeiro.

Inovação é o termo mais falado no momento. Seja na ciência, no processo organizacional, regulatório ou aberta em rede, as faces da inovação têm sido fundamentais para a evolução das empresas públicas e privadas em todo o mundo. E este foi o tema da palestra do Centro de Estudos de Farmanguinhos, que abordou os Desafios para criação de laboratório de inovação no setor público.

Elaine Dias, que atua na Assessoria de Gestão Estratégia, foi a mediadora do encontro, que recebeu Antônio Cordeiro, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e Rodrigo Narcizo, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Elaine abriu o evento destacando que é preciso arriscar mais para chegar à inovação.

“O terreno no setor público é super fértil para a inovação, já que temos muitos desafios para lidar no dia a dia, mas temos que perder o medo de inovar. Este diálogo é importante para trazer lições aprendidas e experiências, assim como pensar em espaços que fomentem a colaboração de novas ideias, para que possam ser desenvolvidas. Temos que colocar a mão na massa, pôr em prática e ter o olhar mais atento”, destacou a mediadora.

Um dos palestrantes, Rodrigo Narcizo explicou a experiência dele com a criação de laboratórios de inovação e com o processo de construção da Rede Conexão Inovação Pública, do qual é fundador ao lado de Antônio Cordeiro. Narcizo destacou ainda a primeira maratona para a criação de laboratórios de inovação para a rede pública, iLabthom, que aconteceu, de forma on-line, em janeiro deste ano.

“É através do debate em rede que criamos as coisas. Fazemos parte do ecossistema, temos que colaborar com as pessoas para ajudar neste processo de criação. Muita gente quer inovar, mas não sabe como. Se tiver oportunidade, vá e faça. Este é o primeiro passo para começar algo de fato. Começamos com três pessoas e já temos mais de oito mil seguidores em nossa rede de conexão. Acreditamos no propósito, lutamos e tentamos entender as dificuldades para levar a inovação para a as instituições”, destacou o palestrante.

O servidor da ANAC falou também sobre a oportunidade das trocas em eventos, como ocorreu na maratona. “Reunimos grandes mentores e uma diversidade de setores públicos e privados, homens, mulheres, gestores de outros países, como Moçambique, México, Guiné Bissau, e fizemos construções juntos. O incrível foi ver que vários laboratórios foram criados e repensados ao longo do evento. E o laboratório é o elemento mais visível da inovação”, explicou.

Já Antônio Cordeiro, da ANS, apresentou a trajetória do início da rede, que surgiu em 2017, e aprofundou alguns pilares e focos da inovação. “Conseguimos pensar em um portfólio com três direcionamentos para a inovação: no processo organizacional, no regulatório e a abertura em rede, que são o oxigênio que precisamos para mudarmos os desenhos. Existem habilidades e competências importantes para a inovação acontecer: os dados evidenciados, estórias ou narrativas, insurgência, foco no cidadão, curiosidade e mais iteração, para desenvolver de forma contínua, ágil, constante e incremental”, detalhou o profissional responsável pelo Programa de Inovação InovaANS.

Os palestrantes explicaram também todas as fases do problema e faces da inovação. Eles lembraram que o laboratório de inovação não entrega somente um produto, e sim visões formadas, artefatos, sistematizações, processos, que auxiliarão na tomada de decisões. “Nem tudo se transformará em projeto. Não ser uma entrega não é um problema, mas um processo de mudança de cultura. A função é estar por trás (nos bastidores), facilitar e construir um caminho para ajudar mais adiante”, observou Antônio.

Para Antônio Cordeiro, os resultados são apresentados de diversas maneiras. “Os profissionais serão mesclados com várias habilidades e competências. Eles não serão de estratégia, ou inovação, ou projeto. Eles vão convergir em um único propósito, que é simplificar para gerar valor público. Oficinas, horas, pessoas impactadas, órgãos atingidos, organizações parceiras, entre outros”, apontou.

Os palestrantes comentaram sobre realidade atual, importa pela pandemia de Covid-19, a qual o trabalho remoto e o sistema híbrido foram implementados nas organizações. “O remoto tira a inovação do gueto. Não precisa de sala colorida, de espaço físico. Será cada vez mais self-service. Devemos desenvolver quadros virtuais para finalidades diversas e extrapolar as barreiras do laboratório”, frisou Cordeiro.

“Teremos que incorporar as práticas do trabalho remoto e levar como melhorias para o presencial ou o híbrido. A melhor maneira de fazer sinergia é com a transformação digital antes da cultural”, sugeriu Narciso, que associou inovação ao DNA de cada servidor público. “Todo servidor e servidora são por definição inovadores, porque trabalhamos com desafios públicos tão complexos. Recuperar o brilho no olho e acreditar que o que nós fazemos, seja na área administrativa ou diretamente com a população, são elementos que fazem a gente ter um diferencial. A inovação está em nosso DNA e fazemos por pessoas e para pessoas”, concluiu.

Clique aqui e confira a palestra na íntegra no YouTube. Abaixo, você pode conferir links úteis sobre o assunto.

  • Playlist Lab INOVA ANS: https://www.youtube.com/playlist?list…
  • No Linktree do Conexão Inovação Pública RJ é possível encontrar muito material sobre métodos e ferramentas para inovação: https://linktr.ee/conexinovapub
  • INOVAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS: SUPERANDO O MITO DA IDEIA https://www.ipea.gov.br/portal/index…. Livro que reúne casos de inovação em políticas públicas e apresenta algumas das estratégias utilizadas na administração pública nacional como: Design thinking, laboratórios de inovação e gamificação.
  • Material sobre Laboratórios de Inovação no Setor Público (artigos, trabalhos acadêmicos, estudo de caso, ferramentas): https://bit.ly/conexilabs
  • Projetos de Laboratórios de Inovação criados pelas equipes participantes do iLabthon, primeira maratona de criação de laboratórios de inovação do mundo: https://bit.ly/projetosilabthon
  • Playlist com as gravações da série especial dos eventos iNovaMente/iLabthon sobre Laboratórios de Inovação no Setor Público (a playlist também inclui a abertura e encerramento do iLabthon): https://bit.ly/inovamenteilabs
  • Caixa de Ferramentas para Criação de Laboratórios de Inovação no Setor Público. https://bit.ly/conexcfilabv3
  • Linktree da rede Conexão Inovação Pública RJ: https://linktr.ee/conexinovapub