É na próxima segunda (4/10). Não deixe de conferir as atrações e de participar do jogo de Farmanguinhos

Na próxima segunda-feira (4), a Fiocruz inicia a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia destacando o tema A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, convida toda instituição para participar do evento que terá a participação de Farmanguinhos.


A unidade será representada pelas equipes de Farmacologia e Educação, que prepararam um jogo virtual sobre uso racional de medicamentos. Trata-se de um jogo de tabuleiro  que abordará detalhes sobre esse importante tema para a saúde. 

Coordenadora de Educação da unidade, Mariana Souza explica que o jogo virtual pode ser jogado por pessoas acima de 13 anos de idade. Mas o bacana será reunir toda a família para aprenderem juntos e de forma lúdica.

“É um jogo virtual em que as pessoas devem caminhar pelo tabuleiro passando por situações do dia-a-dia que envolvem o uso do medicamento e seu descarte. A ideia é mostrar que esse assunto está muito mais próximo da nossa realidade do que imaginamos. As pessoas podem jogar em família, entre amigos ou na escola. Espero que todos se divirtam jogando tanto quanto nós nos divertimos fazendo!”, ressalta Mariana Souza.

Abertura na Fiocruz – A cerimônia de abertura da SNCT na Fiocruz será às 10h. Estarão presentes: a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich;  e o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine. O presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Marco Lucchesi, fará participação especial. Acompanhe a atividade no canal da Fiocruz no YouTube.

A SNCT 2021 será transmitida no canal da Fiocruz no YouTube e no Canal Saúde, tanto na TV como na plataforma de vídeos. De 4 a 8 de outubro, as programações ao vivo serão das 9h às 21h, propostas por diversas unidades da Fiocruz de todo país. A Semana também terá jogos e oficinas, realizados por meio da plataforma Zoom. Nesse caso, como serão competições e atividades de formação, é necessário fazer inscrição prévia.

Confira a programação completa no site da SNCT. Acesse a playlist com a programação ao vivo no YouTube da Fiocruz e no YouTube do Canal Saúde.