Todo esse volume resulta do Eco Far, programa de coleta seletiva que, há quatro meses, vem recebendo materiais recicláveis que os trabalhadores trazem de suas respectivas residências

A responsabilidade socioambiental é um dos valores do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) que, ao longo dos seus 45 anos, tem desenvolvido uma série de ações sustentáveis para preservar o meio ambiente. A mais recente é o Programa Eco Far que, desde o seu lançamento em junho deste ano, já arrecadou 282,51 quilos de materiais recicláveis e 103,9 litros de óleo vegetal usado. Esses resíduos são destinados a cooperativas licenciadas parceiras, reforçando a importância do consumo consciente, dentro e fora das instalações da unidade, para reduzir a quantidade de resíduos e os seus respectivos impactos negativos ao meio ambiente.

Parte dos resíduos sendo coletado por uma das cooperativas licenciadas parceiras (Foto: Bruno Viana)

Dos materiais recolhidos pelo Centro de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental (CSTGA)/Seção de Resíduos, responsável pelo desenvolvimento e administração do programa, o papel foi o item mais coletado (159,37 quilos). Em seguida, óleo de cozinha usado (103,9 litros), plástico (49,51 quilos), vidro (33,04 quilos), tampa de plástico (24,29 quilos), pilha e bateria (11,64 quilos) e metal (4,66 quilos).

Os materiais são recolhidos por profissionais da Divisão de Meio Ambiente/Seção de Resíduos e devidamente armazenados na Central de Resíduos até a retirada pelas cooperativas e projetos parceiros. Para que esse descarte ocorra em segurança, o Instituto realiza a identificação, segregação, manejo, recebimento e a destinação correta dos itens, classificando-os como perigosos (pilhas, baterias, lâmpadas e resíduos químicos), não perigosos e recicláveis. Todo o descarte, seja por coletas seletivas, empresas de incineração ou catadores, é monitorado e controlado até a destinação final, para que haja o cumprimento de legislações ambientais vigentes.

Equipe do Centro de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental mostra parte dos resíduos coletados (Foto: Tatiane Sandes)

Um compromisso de todos – De acordo com a coordenadora do CSTGA, Denise Barone, o programa foi lançado com a ideia de incentivar os colaboradores do Instituto a ter hábitos sustentáveis e, assim, ajudarem a preservar o meio ambiente.

Toda a força de trabalho pode contribuir com essa causa, através do consumo consciente e do descarte correto dos resíduos recicláveis, como plástico, papel, papelão, vidro, óleo de cozinha usado, dentre outros. Esses materiais podem ser trazidos de casa e depositados em seus respectivos coletores, localizados na Estação Eco Far, para que façamos a destinação adequada. Queremos que os colaboradores atuem no programa de Sustentabilidade de Far junto conosco”, enfatiza.

Denise ressalta que os benefícios vão além da preservação do ecossistema.

Quando descartamos adequadamente esses materiais, enviando-os para reciclagem, por exemplo, não somente contribuímos para que haja menos poluição no nosso planeta, como atuamos também na redução na desigualdade social, já que esta ação gera oportunidade de renda aos catadores e profissionais das cooperativas. Contamos com a ajuda de todos nessa ação que é de todos nós!”, destaca.