A unidade tem coordenado a transformação das áreas próximas ao CTM degradadas pelo lixo em espaço de cultura, arte e lazer

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), por meio de sua Assessoria de Gestão Social (AGS), concluiu mais uma etapa do projeto de revitalização de praças e ruas do entorno do Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM). A ação faz parte do projeto “Se esta rua fosse minha”, cujo objetivo é transformar as áreas próximas do campus, em Jacarepaguá, degradadas pelo despejo irregular de lixo em espaço recreativo. A iniciativa conta com parceiros de instituições públicas e privadas, como a Subprefeitura de Jacarepaguá e a BRLOC Logística, e beneficia moradores da Cidade de Deus e da comunidade Guaranys.

Neste sentido, foi realizada a limpeza na praça da Avenida Comandante Guaranys, além da instalação de brinquedos, mesas, bancos, jardineiras e mesas de jogos. A iniciativa contou com o apoio da empresa BR-Log Empreendimentos e Logísticas (parceira e uma das financiadoras do projeto), da Subprefeitura de Jacarepaguá, da COMLURB, do Alfazendo – Projeto Eco–Rede, da Associação  de Moradores da Guaranys, do Projeto Tia Ruthe e do artista plástico Nélio Fernando.  Em agosto, foi realizado um evento com a participação de vinte grafiteiros, que deixaram o colorido de suas obras no muro que cerca o ambiente, contribuindo para a revitalização paisagística e arquitetônica do território e para o acesso da população à arte e à cultura.

A coordenadora da Assessoria de Gestão Social, Magali Portela, exprime o sentimento após a conclusão de mais uma etapa do projeto.

“É gratificante ver os resultados de um trabalho construído por muitas mãos e parcerias. No lugar do lixo, nasce um espaço de confraternização, encontros, formação e lazer”, comemora Magali.

A iniciativa reforça o compromisso de Farmanguinhos com a promoção da saúde, da qualidade de vida e da dignidade da população do entorno do Complexo Tecnológico de Medicamentos.

Confira o antes e depois do Espaço.