Fruto de campanha de arrecadação entre os trabalhadores da unidade, os mantimentos foram entregues à Associação Lutando para Viver Amigos do INI

O diretor exibe o certificado com número total de alimentos arrecadados. Somente a Diretoria doou 260 kg. Por conta de compromissos já agendados, os demais integrantes da Direção não puderam comparecer para a tradicional foto, aqui representada pela secretária Priscila Chaves, pela chefe de Gabinete, Vânia Buchmuller, pelo diretor Jorge Mendonça, pelo vice-diretor de Gestão da Qualidade, Rodrigo Fonseca, e pelo vice-diretor de Gestão do Trabalho, André Cordeiro (Foto: Alexandre Matos)

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) entregou mais de 600 quilos de alimentos não perecíveis à Associação Lutando para Viver Amigos do INI, que apoia pacientes que vivem com HIV/Aids assistidos pelo Instituto Nacional em Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). Tradição na unidade, a campanha de arrecadação de alimentos ocorre há 12 anos a partir da mobilização dos trabalhadores durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat).

Chefe do Centro de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental (CSTGA), setor responsável por capitanear a campanha de arrecadação, Denise Barone destacou a importância da ação, principalmente durante a pandemia. “Esse ano, assim como no ano passado, foi atípico. Muitos perderam seus empregos, estão com dificuldades financeiras, e os preços dos alimentos estão cada vez mais elevados. Portanto, a campanha de doação de alimentos realizada por Far se faz ainda mais importante para que a comida chegue no prato dessas pessoas”, ressaltou.

Reforço da Direção – Assim como ocorre todos os anos, a Diretoria demonstrou envolvimento com a causa, doando 260 quilos, reformando a campanha. Diante do cenário desafiador, Denise Barone comemora o resultado. “O que conseguimos neste ano foi bastante relevante, considerando a complexidade do momento econômico que o país atravessa. Os profissionais da unidade abraçaram a campanha e doaram 367,64 quilos de alimentos, totalizando 627,24 quilos com os que a Direção doou. Essa mobilização demonstra o espírito solidário da nossa instituição e o nosso comprometimento em cuidar do outro, de servir a população”, assinalou.

A partir da esquerda: Odílio Lino (chefe de Gabinete/INI), Denise Barone (chefe do CSTGA/Far), Sõnia Fonseca (vice-presidente da Associação), Valdeinei da Silva (colaborador da Associação), Solange Siqueira (vice-diretora de Gestão/INI) e Wagner Costa Brabo (chefe da Seção de Gestão de Contratos/INI) / Foto: Alexandre Matos

Para se ter uma ideia da dimensão que essas doações representam, Sônia Fonseca explicou que o quantitativo arrecadado atenderá aproximadamente de 30 e 40 famílias assistidas pela Associação. Atualmente, a Lutando para Viver atende cerca de 100 família por mês. Clique aqui para conhecer o trabalho realizado pela Associação e saber como ajudar.

Os mantimentos foram recebidos por pela vice-diretora de Gestão do INI/Fiocruz, Solange Siqueira, e pela representante da Lutando para Viver Amigos do INI, Sônia Fonseca. Solange Siqueira explicou que a campanha é realizada também no INI, e destacou a importância dessa corrente do bem. “Estamos muito felizes em receber as doações da unidade e poder dar continuidade nessa parceria de anos entre o INI e Farmanguinhos”, ressaltou a vice-diretora de Gestão do INI que destacou ainda os serviços que a Associação presta em benefício desses pacientes e seus respectivos familiares.

Denise Barone formaliza a entrega dos alimentos a Sônia Fonseca
A Diretoria doou 260 kg de alimentos variados