Farmanguinhos mantém certificação na Norma ISO 14001/2015

A unidade ratifica a excelência de seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e reafirma seu compromisso com ações de sustentabilidade

Farmanguinhos é aprovado pelos auditores da British Standards Institution (BSI) e mantém a certificação ambiental internacional ISO 14001/2015. O anúncio foi feito após inspeção realizada no fim do ano passado com vistas à validação do certificado obtido em 2018. Desta forma, a unidade ratifica a excelência de seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e reafirma seu compromisso com ações de sustentabilidade.

A auditoria foi realizada em novembro do ano passado. Durante os cinco dias de inspeção, foram avaliados processos, áreas e requisitos. Dentre os setores, foram auditados Produção, Almoxarifado, Flexografia, Laboratórios, Manutenção Predial, Utilidades, Estação de Tratamento de Efluentes, Central de Resíduos, Tecnologia da Informação, áreas administrativas e restaurante.

Responsável pelo Centro de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental (CSTGA), Denise Barone explica que a auditoria teve como objetivo avaliar, de forma global, a contínua adequação e eficácia do Sistema de Gestão Ambiental da unidade, de modo a atender todos os requisitos aplicáveis. Neste sentido, Farmanguinhos foi recomendado para a recertificação na ISO 14001/2015 sem apontamento de não-conformidades.

 

O diretor Jorge Mendonça participou da reunião de encerramento da auditoria, juntamente com a equipe do CSTGA e a chefe de Gabinete, Vânia Buchmuller. O encontro foi realizado no Prédio 20, mas de forma híbrida (Foto: Viviane Oliveira)

“É uma satisfação poder contar com uma equipe tão focada e comprometida como a nossa. Atuamos de forma constante durante todo o ano para que cheguemos a essa conquista. Uma vitória que nos revigora e nos dá forças para continuar, apesar de todos os desafios enfrentados”, frisa Denise Barone. A servidora explica ainda que o novo certificado tem validade até 04/12/2024, sendo que duas auditorias de manutenção ocorrerão nesse período: uma em 2022 e outra em 2023.

“A certificação é uma conquista de todos de Farmanguinhos e fortalece nossa missão de sermos uma unidade fabril com responsabilidade ambiental em sua rotina. Precisamos atuar sempre buscando e implementando soluções que preservem o meio ambiente, com foco na prevenção de poluição e a preservação do meio ambiente saudável. Essa missão depende de cada um de nós. Agradecemos o apoio da Direção, de nossa equipe e de todos os colaboradores da unidade.  Juntos somos muito melhores!” enfatiza Denise Barone.

Anterior

Farmanguinhos instala extrusora para concluir desenvolvimento de antirretroviral

Próximo

Propriedade Intelectual na Inovação é tema desta edição

Deixe um comentário