Em entrevista à Revista Ciência Hoje, o diretor Jorge Mendonça destaca a atuação de Farmanguinhos no tratamento de HIV/Aids, enfatizando a Aliança Estratégica com a GSK e a ViiV Healthcare para a transferência tecnológica do dolutegravir 50mg.

A instituição recebeu a primeira remessa do medicamento na última semana. Devido ao quantitativo expressivo (16,5 milhões de unidades farmacêuticas), foi montada uma grande estratégia operacional para acompanhar a entrega, desde o desembarque da carga no aeroporto Galeão até a sua armazenagem nos Almoxarifados da Unidade.

Em operação que durou quatro dias (de 31/01 a 03/02), diversas áreas de Farmanguinhos fizeram uma força tarefa para assegurar o recebimento bem-sucedido do medicamento. Ao todo, 14 carretas foram utilizadas para transportar a carga.

Na entrevista, o diretor fala ainda sobre sua gestão, os principais desafios da unidade, e a atuação de Far para reduzir a dependência brasileira de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA) oriundos de outros países.  Clique aqui e confira a entrevista na íntegra.