Farmanguinhos e René Rachou realizarão intercâmbio de conhecimentos, técnicas e metodologias entre os países

A Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) e do Instituto René Rachou (IRR/Fiocruz Minas), assina acordo de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) com a farmacêutica francesa Servier. O objetivo é viabilizar pesquisas, a partir de amostras naturais, para tratamentos oncológicos. O evento contou com a presença dos presidentes da França, Emmanuel Macron, e da Fiocruz, Mario Moreira.

“Esse acordo representa um marco significativo na busca por soluções avançadas para o combate ao câncer, uma das maiores causas de mortes no mundo, grande preocupação em escala global e no Brasil. A colaboração entre Fiocruz e Servier, nossa parceira em outros projetos, abre caminho para mais pesquisas e inovações em tratamentos oncológicos a partir de plantas medicinais. O intercâmbio científico e tecnológico nessa área irá garantir, em breve, a introdução de novos medicamentos no Sistema Único de Saúde”, afirmou Mario Moreira.

O acordo, assinado nesta quarta-feira (27/3), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), contempla o estudo de amostras de produtos naturais, como plantas, extratos, frações e compostos isolados visando identificar novos alvos terapêuticos oncológicos. Além disso, o cronograma envolve o intercâmbio de conhecimentos científicos, técnicas e metodologias entre a Fiocruz e a Servier.

O projeto possui relevância para o tratamento de câncer, que, segundo estimativas do Global Cancer Observatory (Globocan), nos últimos cinco anos teve a prevalência de 53,5 milhões de casos no mundo, sendo 19,9 milhões de novos casos em 2022.

Diretor Geral da Servier do Brasil, Mathieu Fitoussi destacou a relevância do Brasil nas pesquisas desenvolvidas a partir de produtos naturais. “O Brasil tem um grande potencial na pesquisa de produtos naturais, e junto à Fiocruz somamos esforços para estabelecer uma cooperação científica para identificar potenciais candidatos a medicamentos inovadores para tratamento do câncer. A parceria voltada para o desenvolvimento conjunto, envolve o intercâmbio de experiências entre as equipes da Fiocruz e Servier”.