Hellen Souza e Carolina Farias estão entre os cinco estudantes da Fiocruz selecionados para a premiação anual, oferecida aos bolsistas do CNPq em instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil

Ao longo de sua história, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) fez importantes contribuições à saúde pública e ao conhecimento científico. Neste ano, mais uma vez, a unidade se destaca pela sua atuação na área de pesquisa: duas de suas bolsistas, Hellen Souza e Carolina Farias, foram indicadas para concorrer ao 18º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O resultado será divulgado pela instituição até 15 de junho.

As bolsistas Laboratório de Síntese de Fármacos (LASFAR) estão entre os cinco alunos que foram selecionados por um comitê de avaliação constituído pelos coordenadores dos Programas de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Iniciação Tecnológica e Inovação (Pibiti), vinculados à Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) da Fiocruz. Foram avaliados vários critérios de mérito, tais como relevância e qualidade do relatório final, originalidade e inovação, aplicação prática da pesquisa para a solução de problemas concretos e com resultados finais, histórico, dentre outros.

Hellen Souza, orientada pelo pesquisador Lucas Hoelz, foi indicada para a categoria Pibic.  A bolsista vem atuando em Modelagem Molecular, utilizando técnicas computacionais para investigar os fatores envolvidos no processo de inibição da enzima cruzaína, do parasito Trypanosoma cruzi, que é o causador da doença de Chagas, enfermidade parasitária que mais mata no Brasil e no restante da América do Sul.

 

Já para a categoria Pibiti, a selecionada foi Carolina Farias, orientada pela pesquisadora Núbia Boechat e coorientada pelo Dr. Frederico Branco. A estudante tem atuado na síntese de novos derivados análogos ao benznidazol, também para a doença de Chagas. O benznidazol é um fármaco antigo, que causa muitos efeitos colaterais, mas é o único aprovado no país para tratar esta doença. O objetivo do projeto é o desenvolvimento, através de técnicas de química medicinal, de novas substâncias que possam ser candidatas a fármaco e que, apesar de serem parecidas com o benznidazol, possam ser mais eficazes e menos tóxicas.

 

Notoriedade – De acordo com a vice-diretora de Educação, Pesquisa e Inovação da unidade, Núbia Boechat, as pesquisas do Instituto têm características menos acadêmicas e mais voltadas à geração de novos produtos e soluções que possam ter impacto direto ao Sistema Único de Saúde (SUS), o que o torna relevante para a Fiocruz.

“Considerando que Farmanguinhos é a única unidade com vasta experiência nas áreas de síntese química e de produção e desenvolvimento de medicamentos, a nossa pesquisa se destaca dentro do universo da Fiocruz e mantém a nossa Fundação em evidência nesses campos tão importantes para o SUS”, ressalta.

A vice-diretora também destaca a importância dessa indicação para as estudantes e para a instituição.

“O maior ganho para o aluno é, sem dúvidas, o reconhecimento de seu trabalho e desempenho no início de sua longa jornada na carreira científica. Já para Farmanguinhos, mostra o quão o Instituto é reconhecido também como uma unidade que faz ciência. Realmente, é gratificante e me deixa muito feliz, pois denota a grande dedicação das duas alunas. É importante ressaltar que a maioria dos nossos alunos de mestrado e doutorado, assim como muitos dos nossos pesquisadores, antes de alcançarem esse nível profissional, fizeram iniciação científica e tecnológica em nossos laboratórios. Desta forma, isso reafirma também o nosso papel de formação de cientistas que sejam cientes do seu papel e de sua importância para atender as demandas do SUS e de nossa população”, frisa.

Sobre o Prêmio – A bolsa de Iniciação Científica é uma modalidade concedida pelo CNPq desde sua fundação, em 1951. Inicialmente, o principal objetivo da bolsa era despertar jovens talentos para a ciência. Ao longo do tempo, os objetivos dessa modalidade foram ampliados e diversificados. Atualmente, a Iniciação Científica e Tecnológica é concedida por meio de programas institucionais via Chamadas Públicas de propostas lançadas periodicamente e por quotas ao pesquisador PQ.

Para mais informações, acesse: http://premios.cnpq.br/